Legislativo Penhense aprova três projetos e um requerimento

CVP 87/2023
Legislativo Penhense aprova três projetos e um requerimento
Morador utiliza a Tribuna Cidadã para falar sobre o Turismo no município
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou três projetos de lei e um requerimento durante a 28ª Reunião Ordinária realizada na segunda-feira (14), no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca.
Um dos destaques foi a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 05/2023, de autoria do Poder Executivo, que abrandou a exigência de cinco para três metros a largura dos acessos, corredores de circulação e espaços de manobra das vagas de estacionamentos situados no subsolo ou no pavimento térreo, que tenham no máximo 12 vagas. Na prática, o projeto altera a Lei Complementar nº 3/2007 (que institui o Código de Obras do Município de Penha) conforme parecer da Secretaria Municipal de Planejamento.
Educação
Também foi aprovado o projeto que “estabelece que a negativa de matrícula escolar deverá ser apresentada por termo escrito e justificativa, por instituições de ensino públicas e privadas, no âmbito do município de Penha”. O Projeto de Lei Ordinária nº 19/2023 é de autoria do vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco.
Segundo a justificativa, o projeto visa inibir decisões arbitrárias, bem como garantir o amplo acesso à educação, garantindo o acesso às vagas nas escolas e que estas “não utilizem de subterfúgios para negar o acesso à educação das crianças e adolescentes com deficiência”.
Meio ambiente
Outro projeto aprovado institui a “Semana de Conscientização e Combate ao Descarte Irregular de Lixo e Entulhos no município de Penha”. O PLO nº 18/2023 é de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, estabelece que as ações sejam realizadas anualmente na primeira semana do mês de junho, em alusão ao dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.
O objetivo é promover a conscientização e reflexão da comunidade acerca dos prejuízos coletivos e individuais do descarte irregular de lixo e entulho, bem como acerca das penalidades a quem pratica o descarte, através da integração e de ações conjuntas de entidades públicas e privadas, incluindo as instituições de ensino do município.
Convocação de secretário
Também foi aprovada a convocação do secretário municipal de Serviços Urbanos, Alessandro Rubens da Silva, para que este preste esclarecimentos ao Legislativo Penhense acerca das obras de infraestrutura do município, bem como a falta de maquinário, materiais e equipamentos.
O Requerimento nº 28/2023 é de autoria dos vereadores Adriano de Souza (PSDB), Célio Francisco (PSDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, e Sebastião José Reis Junior (União).
O único voto contrário ao requerimento foi do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão.
Tribuna Cidadã
Durante a 28ª Reunião Ordinária o morador Eduardo Alex Soares Vergara, ex-coordenador do Núcleo de Turismo da Acipen, residente no bairro Santa Lídia, utilizou a Tribuna Cidadã para tratar de assuntos relacionados à melhorias no Turismo do município de Penha.
Vergara falou sobre estratégias para atrair investidores e o número de visitantes ao município, comentando sobre as iniciativas implementadas no município de Gramado (RS).
Texto e fotos: Victor Miranda (MTB 5559)
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais