10 de agosto de 2023

CVP 86/2023

Vereadores mirins participam de reunião no Fórum de Penha

Antes da conversa com juíza e promotora, jovens parlamentares tiveram encontro de formação sobre projetos de lei

Na quarta-feira (9) os vereadores mirins participaram de uma reunião no Fórum da Comarca de Penha com a juíza titular da 2ª Vara, Aline Vasty Ferrandin e a promotora substituta Isabela Ramos Philippi. O motivo da reunião foi a divulgação do evento “Agosto Lilás – Justiça pela Paz em Casa” que será realizado pela Procuradoria Especial da Mulher na terça-feira (15), às 19 horas, fruto de uma parceria entre a Câmara de Vereadores de Penha, o Executivo, o Poder Judiciário e o Ministério Público de Santa Catarina que estão engajados na campanha ‘Justiça pela Paz em Casa’, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A juíza e a promotora firmaram uma parceria com os jovens parlamentares e o Programa Câmara Mirim para que o evento seja divulgado nas escolas, para os pais dos alunos e professores, uma vez que as palestras são voltadas para o público adulto, tratando da questão da violência doméstica. “É importante que vocês, na condição de vereadores mirins, acompanhem a vida da nossa comunidade e participem da resolução dos problemas enfrentados. E a violência doméstica é uma questão muito séria”, ressaltou a doutora Aline.

Antes da reunião no Fórum, os vereadores mirins participaram de um encontro de formação, conduzido pela coordenação do Programa Câmara Mirim, na sede do Legislativo Penhense, onde os estudantes aprenderam sobre como elaborar um projeto de lei e quais os trâmites que precisam ser seguidos para que estes projetos possam, eventualmente, se tornar uma lei.

“Eu achei muito legal a programação de hoje. Além de aprendermos como se faz um projeto de lei, nós também ficamos muito felizes de conhecer o Fórum, a juíza e a promotora”, considera a vereadora mirim Aline Novitski, representantes da CAESP Henny Coelho, a APAE de Penha.

Fotos (Eduardo Calliari): https://www.cvp.sc.gov.br/foto/559

Vídeo: https://www.instagram.com/reel/CvveA9Yui8w/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==