Câmara de Penha aprova convênio para a guarda armada nas escolas

CVP 84/2023
Câmara de Penha aprova convênio para a guarda armada nas escolas
Resumo da 27ª Reunião Ordinária 07/08/2023
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou na segunda-feira (7), por unanimidade, o projeto do Executivo que autoriza o convênio com o Estado de Santa Catarina para garantir a guarda armada nas instituições da rede municipal de ensino de Penha – Programa Escola Mais Segura, com a contratação de policiais militares inativos para fazer a segurança das escolas.
O Executivo espera contratar 25 agentes, arcando com o custo mensal de R$ 4,1 mil para cada policial inativo contratado. A votação ocorreu durante a 27ª Reunião Ordinária, interrompida para que as comissões legislativas pudessem analisar o projeto e dar o seu parecer que foi favorável.
O projeto de lei ordinária nº 37/2023 foi protocolado em regime de urgência na sexta-feira (4) com o objetivo de viabilizar a contratação dos agentes designados para o Corpo Temporário de Inativos da Segurança (CTISP), em conformidade com a Lei Complementar estadual nº 380/2007 e também da Lei complementar estadual nº 826/2023 – que institui o referido programa.
Segunda a justificativa do Executivo, a motivação do projeto se deve aos recentes acontecimentos que comoveram o país e alertaram para a necessidade de mais segurança para os estudantes, coibindo novos atentados em escolas, como o ocorrido em Blumenau no dia 5 de abril deste ano em uma instituição particular.
Praça Konder Reis
Também foi aprovado por unanimidade o substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei Ordinária nº 22/2023, também de autoria do Poder Executivo, que “cria e denomina a praça Konder Reis”, localizada na Avenida Elizabete Konder Reis, s/n, na praia de Armação do Itapocoroy.
Antônio Carlos Konder Reis, nascido em Itajaí/SC, no dia 16 de dezembro de 1924, foi um advogado, escritor e político brasileiro. Por Santa Catarina, foi governador e senador, ambos por dois mandatos, deputado federal durante quatro mandatos e deputado estadual por dois.
Código de obras
Em função de questionamentos dos vereadores, o presidente Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, retirou da ordem do dia a discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 05/2023, do Executivo que “altera a Lei Complementar nº 03 que institui o código de obras do Município de Penha.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais