Câmara de Penha aprova projeto de lei, requerimentos e moção de aplausos

CVP 74/2023
Câmara de Penha aprova projeto de lei, requerimentos e moção de aplausos
Resumo da 23ª Reunião Ordinária 26/06/2023
Um projeto de lei, uma moção de aplausos e dois requerimentos foram aprovados pela Câmara de Vereadores de Penha na segunda-feira (26), durante a 23ª Reunião Ordinária.
Um dos destaques foi a participação de um grupo de moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima que cobra da Prefeitura de Penha uma solução para a rua Sebastião José Santana devido à precariedade na manutenção da via.
Na próxima semana o presidente Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, juntamente com os demais vereadores encaminharão uma moção de apelo para que as obras na via sejam feitas, uma vez que a população tem sofrido com buracos e a lama no local.
Prioridade aos pacientes com câncer
Outro destaque foi a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei Ordinária nº 7/2023, de autoria do vereador Maurício Brockveld (MDB), que “dispõe sobre a prioridade de atendimento às pessoas com neoplasia maligna, que estejam se submetendo a quimioterapia ou radioterapia”.
Após a sanção do prefeito, ficará assegurado no âmbito do município de Penha o atendimento prioritário às pessoas em tratamento contra o câncer (que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia), de modo que as unidades de saúde, hospitais públicos e privados, bem como as clínicas particulares, ficam obrigadas a dispensar atendimento prioritário e imediato a estes pacientes.
Comissão para a terceira idade
Também foi aprovado na reunião ordinária o requerimento nº 25/2023 que solicita a criação de uma Comissão Parlamentar Temporária Especial com o objetivo de fomentar políticas públicas para a terceira idade no município de Penha.
O requerimento é de autoria dos vereadores Célio Francisco (PSDB), Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, Mário Moser (União), o Marquett, Roberto Leite Junior (Cidadania) e Sebastião Reis Junior (União).
Equoterapia
Outro requerimento aprovado na segunda-feira solicita o uso da tribuna pelo tempo de 15 minutos para o senhor Marcus César Muller, responsável pela Escola de Atividades Equestres Planet Horse, que realiza serviços de equoterapia no município de Penha.
O requerimento nº 26/2023 é de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (Ferrão).
Festa do Divino
A reunião ordinária terminou com destaque para a Festa do Divino Espírito Santo, tradicional celebração popular da região com quase dois séculos de existência.
Os vereadores aprovaram uma moção de aplausos para o imperador da 187ª Festa do Divino Espírito Santo, Walmor José da Silva e sua esposa, a imperatriz Junelândia Natália de Borba da Silva e aos foliões José Olavo Coelho, João Nestor de Souza, Alcides dos Santos, Roberto Antônio Leite, Marcelo de Jesus e José de Lima.
Fotos: cvp.sc.gov.br/foto/550
Vídeo: youtube.com/watch?v=w4_LcRyuBCw
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais