27 de junho de 2023

CVP 74/2023

Resumo da 23ª Reunião Ordinária 26/06/2023

Um projeto de lei, uma moção de aplausos e dois requerimentos foram aprovados pela Câmara de Vereadores de Penha na segunda-feira (26), durante a 23ª Reunião Ordinária.

Um dos destaques foi a participação de um grupo de moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima que cobra da Prefeitura de Penha uma solução para a rua Sebastião José Santana devido à precariedade na manutenção da via.

Na próxima semana o presidente Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, juntamente com os demais vereadores encaminharão uma moção de apelo para que as obras na via sejam feitas, uma vez que a população tem sofrido com buracos e a lama no local.

Prioridade aos pacientes com câncer

Outro destaque foi a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei Ordinária nº 7/2023, de autoria do vereador Maurício Brockveld (MDB), que “dispõe sobre a prioridade de atendimento às pessoas com neoplasia maligna, que estejam se submetendo a quimioterapia ou radioterapia”.

Após a sanção do prefeito, ficará assegurado no âmbito do município de Penha o atendimento prioritário às pessoas em tratamento contra o câncer (que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia), de modo que as unidades de saúde, hospitais públicos e privados, bem como as clínicas particulares, ficam obrigadas a dispensar atendimento prioritário e imediato a estes pacientes.

Comissão para a terceira idade

Também foi aprovado na reunião ordinária o requerimento nº 25/2023 que solicita a criação de uma Comissão Parlamentar Temporária Especial com o objetivo de fomentar políticas públicas para a terceira idade no município de Penha.

O requerimento é de autoria dos vereadores Célio Francisco (PSDB), Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, Mário Moser (União), o Marquett, Roberto Leite Junior (Cidadania) e Sebastião Reis Junior (União).

Equoterapia

Outro requerimento aprovado na segunda-feira solicita o uso da tribuna pelo tempo de 15 minutos para o senhor Marcus César Muller, responsável pela Escola de Atividades Equestres Planet Horse, que realiza serviços de equoterapia no município de Penha.

O requerimento nº 26/2023 é de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (Ferrão).

Festa do Divino

A reunião ordinária terminou com destaque para a Festa do Divino Espírito Santo, tradicional celebração popular da região com quase dois séculos de existência.

Os vereadores aprovaram uma moção de aplausos para o imperador da 187ª Festa do Divino Espírito Santo, Walmor José da Silva e sua esposa, a imperatriz Junelândia Natália de Borba da Silva e aos foliões José Olavo Coelho, João Nestor de Souza, Alcides dos Santos, Roberto Antônio Leite, Marcelo de Jesus e José de Lima.

Fotos: cvp.sc.gov.br/foto/550

Vídeo: youtube.com/watch?v=w4_LcRyuBCw