Representante do Loteamento Santa Regina usa a Tribuna Cidadã

CVP 72/2023
Representante do Loteamento Santa Regina usa a Tribuna Cidadã
Resumo da 22ª Reunião Ordinária 19/06/2023
A participação do senhor Jorge Humberto na Tribuna Cidadã foi um dos destaques da 22ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (19), no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca.
Presidente da Associação de Moradores do Loteamento Santa Regina, Jorge falou sobre os problemas enfrentados na localidade, destacando a questão das obras do tratamento e esgoto e falta de manutenção das ruas e roçada por parte da Prefeitura. “Quero agradecer a esta casa por dar voz e vez aos cidadãos penhenses. Temos vários problemas com a falta de energia, falta de áreas de recreação, a problemática do rio Iriri, a falta de esgoto tratado e a manutenção do nosso loteamento em geral”, ressaltou o líder comunitário.
Após a fala de Jorge Humberto, os vereadores manifestaram solidariedade à comunidade do Loteamento Santa Regina e se colocaram à disposição para acompanhar de perto os problemas enfrentados na localidade, bem como na busca por soluções para as questões apontadas que afetam diretamente a vida dos moradores.
Dengue e combate às endemias
Na ordem do dia os vereadores discutiram e votaram o substitutivo do projeto de Lei Complementar nº 1/2023, do Poder Executivo, que “cria o quadro de empregos públicos para fins de execução do Programa Dengue e ações de combate às endemias no município de Penha”.
O projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes e na prática cria os cargos de agente de combate às endemias e coordenador de combate às endemias (vinculados à Secretaria Municipal de Saúde), integrando estes à lei complementar nº 72/2013.
Transferência de saldos financeiros
Também foi aprovado em votação única o projeto de Lei Ordinária nº 29/2023, do Executivo que “dispõe sobre a transposição e transferência dos saldos financeiros remanescentes de exercícios anteriores a 2018, de acordo com os parâmetros estabelecidos na Portaria GM/MS nº 96, de 07/02/2023” que autoriza a realocação de dotações orçamentárias no orçamento do corrente exercício do Fundo Municipal de Saúde de Penha, na importância de R$ 418,78 mil.
Violência doméstica
Por fim, os vereadores também aprovaram o projeto de Lei Ordinária nº 13/2023, de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que obriga a divulgação mensal dos dados estatísticos dos atendimentos de violência doméstica do município de Penha.
Conforme o texto do projeto aprovado, caberá à Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, coletar os dados e reuní-los para divulgação, incluindo os demais órgãos do Executivo, órgãos de segurança pública e do terceiro setor, sendo estes dados encaminhados para a Câmara de Vereadores de Penha e conselhos municipais competentes.
Por motivos pessoas, o vereador Sebastião Reis Junior (União) não participou da 22ª Reunião Ordinária.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais