Câmara de Penha aprova criação do Sistema Municipal de Política Cultural

CVP 30/2023
Câmara de Penha aprova criação do Sistema Municipal de Política Cultural
Na 10ª Reunião Ordinária, vereadores também aprovaram convocação de secretária e criação da Escola de Arte Culinária
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou na segunda-feira (27) a criação do Sistema Municipal de Política Cultural, projeto nº 7/2023, de autoria do Executivo, com a finalidade de estimular o exercício dos direitos culturais, promovendo a economia da cultura e o aprimoramento artístico-cultural em arquitetura, arquivo, arte digital, artes visuais, artesanato, audiovisual, circo, cultura afro-brasileira, culturas indígenas, culturas populares, dança, design, literatura, moda, museus, música, patrimônio material, patrimônio imaterial e teatro.
No mês de fevereiro, o superintendente da Fundação Municipal Cultural Picucho Santos, Eduardo João de Souza, o Bajara, utilizou a Tribuna Cidadã para falar dos projetos e políticas públicas desenvolvidas no município e da importância do Sistema Municipal de Política Cultural, para que Penha possa conseguir recursos federais e estaduais para o desenvolvimento de projetos culturais e de valorização da cultura local. “A gente tem que construir e deixar um legado, para que os próximos que venham possam fazer melhor e ampliar”, destacou Bajara na ocasião.
O projeto estabelece os instrumentos de suporte institucional, sendo o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Penha, Plano Municipal de Cultura de Penha, Fórum Municipal de Cultura de Penha, Fundo Municipal de Cultura de Penha, Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Programas de Capacitação e Formação na área cultural.
Escola de Arte Culinária
Outro destaque do dia foi a aprovação da criação da Escola de Arte Culinária Laci dos Santos Leite. O projeto nº 10/2023, de autoria do Poder Executivo, destaca que a Escola, localizada na Avenida Nilo Anastácio Vieira, nº 200, Centro fica vinculada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Receita.
A aprovação foi comemorada pela chefe Laura Rodrigues Cunha, a dona Laurinha, que já formou centenas de profissionais na cidade, muitos dos quais atuam hoje como cozinheiros no setor pesqueiro e pretroleiro, visto que a escola possui certificação da Marinha. “Hoje aqui foi aprovado um pedido que há tantos anos eu tenho feito a Deus...Tem muitas pessoas que dependem do nosso trabalho. Por isso eu agradeço imensamente a todos os vereadores por vocês terem votado a favor deste projeto”, afirma dona Laurinha.
Convocação de secretária
Outro destaque da 10ª Reunião Ordinária foi a aprovação, por unanimidade, do Requerimento nº 13/2023, de autoria do presidente Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, e do vereador Maurício Brockveld (MDB), convocando a secretária municipal de Administração, Camila Luchtenberg, para prestar esclarecimentos acerca de ofício remetido por ela ao Legislativo Penhense, onde são apontadas irregularidades na Secretaria Municipal de Educação.
A secretária deverá confirmar a presença nos próximos dias.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais