20 de março de 2023

CVP 25/2023

Estudantes de Penha elegeram 11 vereadores mirins titulares e 11 suplentes

A movimentação nas escolas de Penha foi bem diferente ao longo da última semana. De 11 a 16 de março, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental elegeram os representantes que irão participar do Programa Câmara Mirim 2023.

São 10 instituições parceiras do projeto desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Penha, envolvendo escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, com um total de 49 candidatos e 1899 alunos votantes. O resultado das eleições será anunciado oficialmente pelo presidente Adriano de Souza (PSDB) nesta segunda-feira (20), durante a 9ª Reunião Ordinária: entre os titulares, foram eleitos sete meninos e quatro meninas. Entre os suplentes, as meninas formam maioria: 13 garotas e nove garotos.

Diplomação será na quarta-feira (22)

E os compromissos da Câmara Mirim já começam nesta semana. Na terça-feira (21), às 14 horas, os vereadores mirins titulares e suplentes participam, com seus respectivos pais ou responsáveis, de uma reunião na Câmara de Vereadores de Penha onde serão informados sobre o cronograma para 2023, sendo acolhidos pelo Legislativo Penhense e já se preparando para a Reunião Solene de Diplomação, que será realizada na quarta-feira (22), às 19 horas, com a presença dos vereadores de Penha, dos coordenadores das escolas, além de amigos e familiares dos estudantes eleitos pelas instituições de ensino.

Titulares e suplentes participam de cursos de oratória, ética, cidadania, democracia, Constituição e visitas técnicas. Outro destaque são os eventos que simulam todo o trâmite das atividades parlamentares, como reuniões de comissões, reuniões ordinárias, audiências públicas, além da elaboração de indicações, pedidos de informação e projetos de lei.

Confira o nome dos eleitos e suplentes de cada escola:

APAE – Caesp Henny Coelho

Natanael Pedroso – eleito

Talia Gonçalves de Matos – suplente

EEB Antônio Rocha de Andrade

Guilherme de Freitas – eleito

Maria Heloíza Chagas Maes – suplente

Centro de Educação Peter Pan

Enzo de Mello – eleito

Julia Krueger Custódio – suplente

EBM Rubens João de Souza

Anny Beatriz do Nascimento – eleita