Câmara de Penha aprova três projetos

CVP 22/2023 *Câmara de Penha aprova três projetos
Reurb foi tema da Tribuna Cidadã na 8ª Reunião Ordinária 13/03/2023
A Câmara de Vereadores de Penha votou três projetos durante a 8ª Reunião Ordinária realizada na segunda-feira (13). Um dos destaques foi a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei Complementar nº 16/2022, de autoria do Poder Executivo que “altera a Lei Complementar nº 113/2017 que altera anexo I da Lei Complementar nº 02/2007 - Código Urbanístico do Município de Penha, também denominado Plano Diretor e dá outras providências”.
Na prática, o projeto amplia a Macrozona Urbana de Consolidação na encosta da Zona Especial do Morro da Penha, onde funciona uma empresa de pescado, seguindo pela Avenida Nereu Ramos até a rua Possidônio da Silva Marçal, deste ponto seguindo pela mesma até encontrar a rua Rita Maria Mafra, seguindo pela mesma até a rua Antônio Joaquim Simão, pelo traçado desta, até a rua Possidônio da Silva Marçal, seguindo pela mesma no sentido sudoeste.
“Essa alteração no código urbanístico foi aprovada pelo Conselho da Cidade e também em audiência pública, aumentando o potencial construtivo daquela região que era de até dois pavimentos. Mas é importante ressaltar que a alteração não atingiu as morrarias que continuam protegidas”, explica Maurílio Duarte, secretário de Planejamento.
Resolução
Também foi aprovado o projeto de Resolução nº 02/2023, de autoria do Legislativo, que altera a Resolução nº 28/18 que “fixa diárias para os vereadores e servidores do Poder Legislativo a serviço em outro município, capitais e Distrito Federal”. Este projeto desburocratiza o trâmite da casa para viagens a serviço, sendo necessária apenas a apresentação de uma nota fiscal diária com alimentação para comprovação e prestação de contas.
Fórum
Na mesma oportunidade foi discutido e aprovado o Projeto de Lei nº 13/2023, do Poder Executivo, que altera a lei municipal nº 3.267/2021 “que autoriza o Executivo Municipal a adotar providências legais para doação de terreno ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina para construção do Fórum da Comarca de Penha”.
Na prática, o projeto altera o prazo para que o Poder Judiciário tenha um prazo de cinco anos para iniciar as obras de construção do Fórum, podendo, no entanto, o prazo ser prorrogado mediante devida justificativa.
Tribuna Cidadã
O programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) de Penha foi o tema da Tribuna Cidadã, utilizada a pedido pelo cidadão Gustavo Machado, advogado, que utilizou 15 minutos do espaço concedido regimentalmente para apontar o que considera possíveis erros nos processos que estão sendo feitos pela Prefeitura.
A advogada contratada pelo Executivo para implementar o Reurb em Penha, Mayara Cardoso, se fez presente e foi convidada pelo presidente Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, para que pudesse também usar a tribuna para contrapor as alegações feitas por Machado.
A apresentação feita pelo advogado ficou à disposição dos vereadores e o Poder Legislativo analisará as alegações e apontamentos que foram feitos acerca dos processos de regularização fundiária.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais