Evento na Câmara de Penha reuniu lideranças para discutir a participação feminina na política

01 de março de 2023

CVP 16/2023

Roda de conversa foi realizada pela Procuradoria Especial da Mulher

Na terça-feira (28) a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara de Vereadores de Penha promoveu um importante encontro que reuniu lideranças femininas para discutir a participação das mulheres na política.

O evento contou com a participação da juíza titular da Vara Única da Comarca de Penha, Aline Vasty Ferrandin, da vice-prefeita de Penha, Maria Juraci Alexandrino, da vereadora Marlina Oliveira Schiessl (PT), única mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Brusque, da ex-vereadora Regiane Severino (MDB), da ex-assessora parlamentar da Câmara de Penha, Nadja Zanol, e da acadêmica de Administração Pública da Udesc e servidora do SUAS de Penha, Stephany Ribeiro.

Por motivos particulares, Ana Maria Amaro Eying, primeira vereadora eleita no município (em 1996) não pode comparecer ao evento.

O anfitrião da roda de conversa, o procurador especial da mulher Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, mediou o evento juntamente com o procurador adjunto da PEM, o vereador Mário Moser (União), o Marquett. Também prestigiaram o evento os vereadores Maurício da Costa (MDB), o Lito, Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho, e Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano,

O público também contou com a presença de várias lideranças femininas e representantes da comunidade penhense. “De fato acredito que há necessidade da participação feminina, mas não só no discurso. Não apenas votar, mas também sendo votadas e eleitas. Por isso assumimos este compromisso. Enquanto representantes do povo, da sociedade, nós temos que trazer para dentro desta casa a questão do empoderamento feminino e da participação da mulher na política”, ressalta Ferrão.

A vice-prefeita Maria Juraci iniciou a roda de conversa falando das dificuldades de ser mulher na vida pública e do histórico de lutas para que as mulheres pudessem conquistar seu espaço. “Se estamos aqui hoje, eu cheguei aqui como vice-prefeita, quantas mulheres lutaram, morreram, abriram espaço para que pudéssemos estar aqui com essa liberdade de votar e ser votadas? Mas para a gente permanecer de pé, nós precisamos entender que temos um chamado, uma missão. Precisa estar muito forte dentro da gente, estudando se preparando. Dizer que é fácil a trajetória política da mulher, não é mesmo”, ressalta a representante do Executivo.

A ex-vereadora Regiane também destacou a importância de trazer as mulheres para a política, lembrando o papel da Procuradoria Especial da Mulher. “Eu tive o privilégio de ser a primeira procuradora especial da mulher na Câmara de Vereadores. Estou muito honrada de estar aqui e esse movimento tem que existir sempre, não apenas aqui no Legislativo”, frisou.

Representando a Câmara de Brusque, a vereadora Marlina aproveitou para ressaltar a relevância histórica de Antonieta de Barros, professora e jornalista catarinense que foi a primeira deputada estadual eleita no país e que dá nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Penha. “Ela se colocou como candidata e primeira deputada estadual negra, sendo eleita e reeleita. É um símbolo para a mulher em Santa Catarina e no Brasil. Naquele contexto em que a mulher não era presença nestes espaços de poder, ela já estava lá representando as pautas femininas”, salienta a parlamentar que é a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no Legislativo Brusquense.

Em sua participação a juíza titular da Vara Única da Comarca de Penha também destacou a importância de eventos como o realizado pela Câmara de Vereadores, mas considera que é preciso mais. “Eu acredito que é dever da sociedade como um todo. Este momento aqui é importante, mas ele não pode ficar só na conversa. Ele precisa urgentemente se concretizar em atos”, ressaltou Aline, se referindo a efetiva participação das mulheres nos espaços de poder.

Ex-assessora parlamentar da Câmara de Penha, Nadja Zanol aproveitou para lembrar da importância de projetos como a Câmara Mirim, programa que ela ajudou a retomar no ano de 2015, envolvendo os alunos do Ensino Fundamental II, na rede estadual, municipal e particular de ensino e também destacou a importância dos partidos políticos no incentivo a participação das mulheres. “Precisamos dar ênfase para isso. Para se eleger, você precisa participar de um partido. Então precisamos desse espaço”, ressaltou a profissional formada em Relações Públicas e que fez seu trabalho de conclusão de curso dentro de um partido político.

Após compartilhar sua trajetória de vida, a jovem Stephany Ribeiro lembrou da necessidade de se levar a política para perto das pessoas. “Precisamos tirar essa máscara da política e levá-la para perto do povo, de uma forma compreensível. Realmente não quero que mulheres tenham que esperar gerações para conquistar seus direitos”, considera a estudante de Administração Pública.

Após a rodada de falas das participantes, o público contribuiu com questionamentos e apontamentos, em um debate que se encerrou com uma confraternização.

Câmara de Vereadores de Penha

Texto e fotos: Victor Miranda