Economia solidária é tema de evento promovido pela Câmara de Penha
CVP 132/2022
Economia solidária é tema de evento promovido pela Câmara de Penha
Encontro foi realizado em parceria com o Instituto Sociocultural Ecovida
Uma alternativa para reduzir a desigualdade social, gerando emprego e renda, trocando a competitividade pela cooperação. Essa é a tônica da Economia Solidária, tema do evento realizado na Câmara de Vereadores de Penha na quinta-feira (15), com a presença de Marcos José de Abreu, o Marquito (PSOL), vereador de Florianópolis e deputado estadual eleito, Paulo Dalfovo, empreendedor social, Tiago Moser, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Penha, Eduardo Bajara, superintendente da Fundação Cultural de Penha e Amanda Theo, presidente do Instituto Sociocultura Coletivo Ecovida, entidade parceira na realização do encontro intitulado “Conexão Solidária”.
O anfitrião foi o vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, proponente do evento que ainda contou com a participação do vereador Mário Moser (União), o Marquett, empreendedoras e empreendedores sociais, além de representantes da comunidade penhense.
O deputado federal Pedro Uczai (PT) e a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), anunciados como participantes do ‘Conexão Solidária’, não puderam participar do encontro por questões de agenda.
A presidente do Instituto Ecovida agradeceu à iniciativa do Legislativo Penhense, bem como a aprovação de lei municipal que cria a Semana da Economia Solidária, a ser realizada sempre na semana do dia 15 de dezembro, quando se comemora o Dia Nacional da Economia Solidária. “O básico é a gente se unir, propondo uma economia diferente, que prioriza o meio ambiente e o ser humano antes do lucro. O princípio é o ser humano, a solidariedade e o meio ambiente”, ressaltou Amanda.
Marquito aproveitou a oportunidade para salientar a importância da economia solidária, ainda mais em municípios com as características de Penha, com forte potencial turístico, próximo a áreas rurais e com vários recursos ambientais. O deputado estadual eleito explica que se trata de “resistência ao modelo capitalista que nos empurra para sermos cada vez mais competitivos, mais individuais, subir empurrando os outros para baixo. E aquele que sobe é que tem sucesso. Então, promover uma economia solidária é pensar muito no bem comum e no bem da comunidade”, considera.
O anfitrião do evento agradeceu a participação de todos os envolvidos e a oportunidade de aprendizado propiciado pela Câmara de Penha. “Foi um bate-papo onde tivemos a oportunidade de aprender com a fala de pessoas que trabalham com economia solidária há tanto tempo. Isso que a gente precisa! Trazer para dentro desta casa esse tipo de debate, voltado para a promoção da justiça social”, conclui Ferrão.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais -
Câmara de Penha aprova projeto que institui a Escola Legislativa Popular
Resumo da 41ª Reunião Ordinária 11/11/2024
12 de novembro de 2024 ver mais