09 de dezembro de 2022

CVP 126/2022

Em reunião extraordinária, Câmara de Penha aprova parcialmente emenda à LOM

Os vereadores de Penha ouviram a equipe da secretaria da Fazenda sobre as importantes mudanças no sistema tributário propostas em seis projetos de lei protocolados na casa pelo Executivo. A explanação ocorreu durante a 3ª Reunião Extraordinária, realizada na tarde de quinta-feira (8 ).

Na ocasião, o secretário da pasta, Luiz Eduardo Bueno, convidou sua equipe e o advogado João Emmel, responsável pela empresa contradada para fazer a consultoria ao município no processo de elaboração do projeto de lei complementar que altera o código tributário e dos cinco projetos de lei ordinária que regulamentam a cobrança dos impostos no município de Penha. “A nossa ideia não é taxar a mais o cidadão. É fazer o recadastramento, fazer uma atualização e fazer justiça social, porque hoje existem muitas discrepâncias na lei”, ressalta Bueno.

Emmel explica que os projetos encaminhados para o Legislativo representam uma importante inovação no sistema tributário, pois, atualmente, o código tributário do município e toda a regulamentação das contribuições, impostos e taxas estão em uma única lei. “Nós inovamos quando nós fizemos uma separação das leis. Uma lei complementar que é o código tributário, que regulamenta os tributos, e outras cinco leis ordinárias, uma para as contribuições, outra para as taxas, outra para o IPTU, ISS e ITBI”, explica o advogado que já coordenou a reforma tributária em vários municípios da região.

Segundo o secretário da Fazenda, os cidadãos não precisam se preocupar com aumento de impostos ou cobranças, pois a ideia das mudanças é para que um maior número de pessoas paguem seus impostos, sendo que em alguns casos, taxas e impostos serão até mesmo reduzidos.

Os projetos que alteram o sistema tributário estão em trâmite nas comissões legislativas e devem ser discutidos e votados até o final do ano.

Emenda à LOM

Após a explanação da equipe da secretaria da Fazenda, os vereadores discutiram e votaram o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2022, que altera dispositivos da Lei Orgânica Municipal (LOM), aprovando parcialmente alguns destaques e rejeitando outros.

Os vereadores aprovaram a alteração na solenidade de posse dos vereadores, que passa a valer para a próxima legislatura, sendo regulamentado pelo Regimento Interno da casa.

Outra mudança importante para a próxima legislatura da casa foi a mudança do mandato da Mesa Diretora para dois anos. (O mandato foi mudado para um ano em 2017).

Já valendo para o próximo ano, os vereadores aprovaram a mudança na data da eleição para a Mesa Diretora, que passará a ser na primeira reunião ordinária de dezembro, e não na última como é atualmente previsto na LOM.

Destaques rejeitados

Os vereadores rejeitaram por unanimidade a mudança que passaria a permitir que vereadores possam assumir cargo de secretário municipal, licenciando-se do Legislativo Penhense sem perder o cargo.

Também rejeitaram por unanimidade o destaque que permitiria o aumento no número de cargos comissionados no legislativo, no limite de 50% do número de efetivos. Com isso, o limite continua em 30%.

Atualmente a Câmara de Penha possui 14 cargos efetivos e quatro comissionados.

Fotos: https://www.cvp.sc.gov.br/foto/499

Vídeo: https://youtu.be/ILHy7DxyMU4