08 de dezembro de 2022

CVP 125/2022

Evento será realizado no dia 15 de dezembro em parceria com o Instituto Ecovida

Na quinta-feira (15), a Câmara de Vereadores de Penha realiza o encontro Conexão Solidária, alusivo ao Dia Nacional da Economia Solidária, com participação de várias autoridades, ativistas e entidades que fomentam esta proposta focada na coletividade e na solidariedade.

O evento teve a iniciativa do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, por meio de requerimento encaminhado à Mesa Diretora. É de autoria do parlamentar o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização da Economia Solidária, a ser realizada na semana do dia 15 de novembro, que é o Dia Nacional da Economia Solidária. “A ideia deste evento é reunir pessoas para fomentar esse tema tão importante para a nossa sociedade, que é a Economia Solidária. É uma proposta que visa estabelecer relações entre pessoas e empresas de maneira mais justa, do ponto de vista social, e sustentável do ponto de vista econômico e ambiental”, ressalta Ferrão.

Realizado pela Câmara de Vereadores de Penha, em parceria com o Instituto Sociocultural Coletivo Ecovida, o encontro contará com a participação da deputada estadual Luciane Carminatti (PT), do deputado federal Pedro Uczai (PT), do deputado estadual eleito Marquito (Psol) e ainda Yuri Amaral, coordenador do Fórum Catarinense de Economia Solidária, Silvia Santana, coordenadora do Fórum Litorâneo de Economia Solidária, Heloiza Camillo, presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária e Artesanato (CEAES), Paulo Dalfovo, empreendedor e Amanda Theo,  presidente do Instituto Ecovida.

Maria Juraci Alexandrino, secretária de Educação e vice-prefeita de Penha, Tiago Moser, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Penha, Eduardo Bajara, superintendente da Fundação Cultural de Penha, Dudu Teodoro, representante o Conselho Municipal de Cultura e Fernanda Humann, coordenadora da ITCP IFC (Campus Camboriú) também confirmaram presença.

O evento Conexão Solidária visa conscientizar e mobilizar a população regional em torno da necessidade do desenvolvimento de ações econômicas alternativas, bem como o fortalecimento da rede de economia solidária, com ênfase para a retomada de ações de enfrentamento ao desemprego e má distribuição de renda.