17 de novembro de 2022

CVP 111/2022

Solenidade marca o Dia da Consciência Negra no Legislativo Penhense

Evento reuniu lideranças e autoridades para debater a luta antirracista

A noite de quarta-feira (16) ficou marcada na história da Câmara de Vereadores de Penha. Em reunião solene, artistas, autoridades, representantes de entidades e lideranças lembraram o Dia da Consciência Negra (comemorado em 20 de novembro), falando sobre o combate ao racismo, sobre a cultura e a religiosidade de matriz africana, bem como a luta cotidiana contra a desigualdade e o preconceito.

O evento contou com a participação de várias convidadas e convidados: Marlina Oliveira Schiessl (PT), vereadora do município de Brusque, Omi Legy, que é babalorixá, Danny Lindoso Nunes (Tempestade), professora de capoeira, Tayá – que é afroartista, atriz, cantora, poeta, slamer e produtora cultural, Luan Miguel da Silva Gomes, vereador mirim de Penha e Aline Vasty Ferrandin, juíza titular da Vara Única da Comarca de Penha.

O vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, proponente da Reunião Solene, foi quem conduziu o evento que foi prestigiado por representantes de várias entidades, como Regina Santos da Silva, fundadora do Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA), Maria Rosa França Recalde e Alex Schwabe, ambos representando a concessionária Águas de Penha e o programa “Respeito dá o tom”, desenvolvido pela Aegea, voltado para a promoção da igualdade racial.

O Instituto Eco Vida, que promove a Economia Solidária, com cursos de capacitação para moradores das periferias e feiras culturais ecosolidárias, também se fez representada no evento.

O primeiro convidado a falar foi o vereador mirim Luan Miguel, aluno eleito pela Escola Municipal João Batista da Cruz. “Quero crescer em um país com igualdade de oportunidades, mais justo, e onde eu possa realizar todos os meus sonhos, sem medo da violência e do preconceito”, ressaltou o jovem parlamentar.

Outro destaque foi a participação da vereadora Marlina, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Brusque. “O racismo organiza e estrutura a sociedade brasileira. Ainda que nós, população negra, sejamos a maioria da população deste país, nós ainda enfrentamos cotidianamente a violência, o racismo, a apropriação cultural e o racismo religioso. Todos os dias nós enfrentamos a questão do racismo e combatê-lo é um compromisso de todas e de todos. O fato da Câmara de Penha trazer uma proposição como essa é muito relevante, uma demonstração social importante no sentido de educar, de informar e solidificar essa luta”, frisa a parlamentar.

“Esta solenidade foi muito importante por se tratar de uma questão sempre em pauta: a consciência negra, a discriminação e a luta contra o racismo. E a Câmara de Vereadores tem esse papel de dar espaço à diversidade e à pluralidade do nosso povo”, considera Ferrão.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.