Solenidade marca o Dia da Consciência Negra no Legislativo Penhense

CVP 111/2022
Solenidade marca o Dia da Consciência Negra no Legislativo Penhense
Evento reuniu lideranças e autoridades para debater a luta antirracista
A noite de quarta-feira (16) ficou marcada na história da Câmara de Vereadores de Penha. Em reunião solene, artistas, autoridades, representantes de entidades e lideranças lembraram o Dia da Consciência Negra (comemorado em 20 de novembro), falando sobre o combate ao racismo, sobre a cultura e a religiosidade de matriz africana, bem como a luta cotidiana contra a desigualdade e o preconceito.
O evento contou com a participação de várias convidadas e convidados: Marlina Oliveira Schiessl (PT), vereadora do município de Brusque, Omi Legy, que é babalorixá, Danny Lindoso Nunes (Tempestade), professora de capoeira, Tayá – que é afroartista, atriz, cantora, poeta, slamer e produtora cultural, Luan Miguel da Silva Gomes, vereador mirim de Penha e Aline Vasty Ferrandin, juíza titular da Vara Única da Comarca de Penha.
O vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, proponente da Reunião Solene, foi quem conduziu o evento que foi prestigiado por representantes de várias entidades, como Regina Santos da Silva, fundadora do Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA), Maria Rosa França Recalde e Alex Schwabe, ambos representando a concessionária Águas de Penha e o programa “Respeito dá o tom”, desenvolvido pela Aegea, voltado para a promoção da igualdade racial.
O Instituto Eco Vida, que promove a Economia Solidária, com cursos de capacitação para moradores das periferias e feiras culturais ecosolidárias, também se fez representada no evento.
O primeiro convidado a falar foi o vereador mirim Luan Miguel, aluno eleito pela Escola Municipal João Batista da Cruz. “Quero crescer em um país com igualdade de oportunidades, mais justo, e onde eu possa realizar todos os meus sonhos, sem medo da violência e do preconceito”, ressaltou o jovem parlamentar.
Outro destaque foi a participação da vereadora Marlina, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Brusque. “O racismo organiza e estrutura a sociedade brasileira. Ainda que nós, população negra, sejamos a maioria da população deste país, nós ainda enfrentamos cotidianamente a violência, o racismo, a apropriação cultural e o racismo religioso. Todos os dias nós enfrentamos a questão do racismo e combatê-lo é um compromisso de todas e de todos. O fato da Câmara de Penha trazer uma proposição como essa é muito relevante, uma demonstração social importante no sentido de educar, de informar e solidificar essa luta”, frisa a parlamentar.
“Esta solenidade foi muito importante por se tratar de uma questão sempre em pauta: a consciência negra, a discriminação e a luta contra o racismo. E a Câmara de Vereadores tem esse papel de dar espaço à diversidade e à pluralidade do nosso povo”, considera Ferrão.
Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais