Controladora interna do município de Penha responde questionamentos dos vereadores
CVP 103/2022
Controladora interna do município de Penha responde questionamentos dos vereadores
Resumo da 40ª Reunião Ordinária 07/11/2022
A participação da controladora interna do município, Luciana Maria de Souza Nascimento, foi o destaque da 40ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (7).
Luciana atendeu a uma convocação do Legislativo Penhense para tratar do acompanhamento das obras de infraestrutura feitas com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), empréstimo contratado junto à Caixa Econômica Federal.
Na oportunidade a controladora respondeu aos questionamentos dos vereadores sobre o andamento das obras de pavimentação, a fiscalização destas obras, bem como a efetuação do pagamento às empresas que prestam o serviço.
O prefeito municipal Aquiles da Costa, a vice-prefeita e secretária de Educação, Maria Juraci Alexandrino e vários outros secretários e servidores municipais também se fizeram presentes na reunião ordinária, acompanhando a explanação de Luciana. “Desde que eu entrei em 28 de abril deste ano, eu assinei mais de 2.500 documentos [...] Mas Quem presta contas do Finisa é o secretário da Fazenda, Luiz Eduardo Bueno e o prefeito municipal, diretamente para a Caixa Econômica”, explicou a controladora interna que analisa todos os documentos referentes a contratações efetuadas pela Prefeitura.
Finisa
Em 2021 a Câmara de Penha aprovou o projeto que autoriza o empréstimo de R$ 50 milhões junto à Caixa Econômica Federal, através do Finisa, para a realização de obras de pavimentação e infraestrutura no município.
O empréstimo deve ser pago em 10 anos (sendo 24 meses de carência e 96 parcelas até a quitação), tendo como garantia de pagamento o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com taxa ativa efetiva CDI, acrescida do percentual de 4,29% ao ano.
Ordem do dia
Na ordem do dia os vereadores aprovaram um requerimento e um projeto de lei do Executivo.
Com oito votos favoráveis e um contrário, foi aprovado o Requerimento nº 42/2022, dos vereadores Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, e Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que solicita a convocação do secretário de Planejamento, Maurílio Duarte, e dos engenheiros que compõem o quadro de servidores da pasta, para que prestem esclarecimentos sobre as obras feitas com recurso do Finisa.
Por fim, os vereadores aprovaram por unanimidade o PLO nº 16/2022, de autoria do Executivo, que retifica a Lei nº 3.003/2018 e ratifica as alterações no protocolo de intenções/contrato de Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM-AMFRI).
Por motivos de ordem pessoal, o vereador Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, não participou da 40ª Reunião Ordinária.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais -
Câmara de Penha aprova projeto que institui a Escola Legislativa Popular
Resumo da 41ª Reunião Ordinária 11/11/2024
12 de novembro de 2024 ver mais