Controladora interna do município de Penha responde questionamentos dos vereadores

CVP 103/2022
Controladora interna do município de Penha responde questionamentos dos vereadores
Resumo da 40ª Reunião Ordinária 07/11/2022
A participação da controladora interna do município, Luciana Maria de Souza Nascimento, foi o destaque da 40ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (7).
Luciana atendeu a uma convocação do Legislativo Penhense para tratar do acompanhamento das obras de infraestrutura feitas com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), empréstimo contratado junto à Caixa Econômica Federal.
Na oportunidade a controladora respondeu aos questionamentos dos vereadores sobre o andamento das obras de pavimentação, a fiscalização destas obras, bem como a efetuação do pagamento às empresas que prestam o serviço.
O prefeito municipal Aquiles da Costa, a vice-prefeita e secretária de Educação, Maria Juraci Alexandrino e vários outros secretários e servidores municipais também se fizeram presentes na reunião ordinária, acompanhando a explanação de Luciana. “Desde que eu entrei em 28 de abril deste ano, eu assinei mais de 2.500 documentos [...] Mas Quem presta contas do Finisa é o secretário da Fazenda, Luiz Eduardo Bueno e o prefeito municipal, diretamente para a Caixa Econômica”, explicou a controladora interna que analisa todos os documentos referentes a contratações efetuadas pela Prefeitura.
Finisa
Em 2021 a Câmara de Penha aprovou o projeto que autoriza o empréstimo de R$ 50 milhões junto à Caixa Econômica Federal, através do Finisa, para a realização de obras de pavimentação e infraestrutura no município.
O empréstimo deve ser pago em 10 anos (sendo 24 meses de carência e 96 parcelas até a quitação), tendo como garantia de pagamento o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com taxa ativa efetiva CDI, acrescida do percentual de 4,29% ao ano.
Ordem do dia
Na ordem do dia os vereadores aprovaram um requerimento e um projeto de lei do Executivo.
Com oito votos favoráveis e um contrário, foi aprovado o Requerimento nº 42/2022, dos vereadores Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, e Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que solicita a convocação do secretário de Planejamento, Maurílio Duarte, e dos engenheiros que compõem o quadro de servidores da pasta, para que prestem esclarecimentos sobre as obras feitas com recurso do Finisa.
Por fim, os vereadores aprovaram por unanimidade o PLO nº 16/2022, de autoria do Executivo, que retifica a Lei nº 3.003/2018 e ratifica as alterações no protocolo de intenções/contrato de Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM-AMFRI).
Por motivos de ordem pessoal, o vereador Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, não participou da 40ª Reunião Ordinária.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais