20 de outubro de 2022

CVP 97/2022

Câmara Mirim de Penha debate inclusão digital em audiência pública

Propostas e questionamentos serão enviados para as escolas

A inclusão digital é um assunto fundamental na educação do século XXI. Não por acaso foi o tema escolhido pelos vereadores mirins de Penha para ser discutido na primeira Audiência Pública Mirim realizada no Legislativo Penhense.

O evento contou com a presença especial da Câmara Mirim de Navegantes e de alunos da EEB João Batista Paiva, da EBM João Antônio Pinto, Caesp Henny Coelho (Apae de Penha) e Centro Educacional Peter Pan, acompanhados pelos coordenadores das escolas e também pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Ainda prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Penha, Maurício da Costa (MDB), responsável pela reativação do Programa Câmara Mirim, do vereador Mário Moser (União), o Marquett, e ainda Roberto Leite Junior (Cidadania).

Duas palestrantes contribuíram com a discussão sobre a inclusão digital na escola: a gestora da Câmara Mirim de Navegantes, professora Luciana Fidelis de Souza da Costa, e a coordenadora de Educação Básica do município de Penha, professora Camylla Emanuelly Príncipe de Morais.

Luciana falou sobre os desafios e conquistas da Educação Básica no que diz respeito à inclusão digital, a desigualdades existente entre os alunos e também os avanços obtidos pela rede municipal do município de Navegantes. “Para que haja inclusão digital, são necessários três requisitos básicos: o computador [ou equipamentos como tablet, smartphone...], acesso à internet e, principalmente, o domínio das ferramentas”, ressalta a professora que atua há 22 anos na rede municipal de Navegantes e é doutoranda em Educação (FURB).

Camylla falou dos projetos realizados na rede municipal de Penha, com destaque para o Espaço Digital do Terceiro Milênio, voltado para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em três escolas municipais: Rubens João de Souza, João Batista da Cruz e João Antônio Pinto. “Após a pandemia, o futuro da tecnologia da escola foi antecipado e as instituições de ensino precisaram de transformar rapidamente, com todos os desafios. A nova realidade veio para ficar de vez e tivemos que nos reinventar”, ressalta a professora que atua há 10 anos no município e atualmente é coordenadora pedagógica de toda a Educação Básica.

Encaminhamentos e sugestões

Depois das falas das duas professoras, as vereadoras e vereadores mirins tiveram oportunidade de relatar as experiências relacionadas à inclusão digital em suas escolas, apresentaram sugestões e propostas que serão encaminhadas às respectivas escolas, bem como para a Secretaria Municipal de Educação e também para a Secretaria de Estado da Educação.

O público presente também pode se manifestar, com sugestões e perguntas para as palestrantes.

O próximo evento público da Câmara Mirim de Penha será no dia 23 de novembro, quando será realizada a 3ª Reunião Ordinária Mirim – também com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo Penhense.

Texto e fotos: Victor Miranda/ MTB 5559