29 de setembro de 2022

CVP 89/20222

Adote Penha e Proerd recebem moção de aplausos da Câmara Mirim

Evento foi prestigiado por alunos das escolas Rubens João de Souza e Manoel Henrique de Assis

O grupo voluntário Adote Penha, que atua na causa animal, e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) – que é desenvolvido pela Polícia Militar, receberam moção de aplausos do Programa Câmara Mirim de Penha na quarta-feira (28), durante a 2ª Reunião Ordinária Mirim.

O evento contou com a presença de alunos da Escola Municipal Rubens João de Souza e também da Escola Estadual Manoel Henrique de Assis, além dos representantes das entidades homenageadas: Emanoelly Rodrigues Silva (fundadora do grupo Adote Penha) e do soldado Viecco, policial militar responsável atualmente pelo Proerd.

Também prestigiaram a reunião ordinária mirim o presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Maurício da Costa (MDB), o Lito, e os vereadores Roberto Leite Junior (Cidadania) e Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão.

Criada há mais de um ano, o movimento Adote Penha foi fundado por Emanoelly (conhecida na comunidade como Manu) juntamente com a trabalhadora autônoma Leila da Rosa Lopes, contando hoje com o apoio de dezenas de pessoas que não poupam esforços para resgatar animais vítimas de maus tratos e abandono. “Eu fiquei muito feliz porque agora a gente percebe que o Adote Penha está fazendo a diferença para a nossa juventude. Eles estão conscientes de que é importante esse trabalho da causa animal. Então é um momento muito importante para nós”, ressalta Manu.

Já o Proerd é um projeto que existe desde 1998 no Estado de Santa Catarina, com a missão de capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e à violência, colaborando para construção de uma sociedade mais sadia, justa e feliz. No município de Penha o Programa foi coordenado pela 2º Sargento Júlia Gabriela Ramos.

Após 20 anos de atuação, Ramos passou para a reserva em agosto deste ano, quando o programa passou a ser dirigido pelo Comandante Capitão João Gabriel de Moura Iglesias, com apoio do soldado Viecco.

Outro destaque da 2ª Reunião Ordinária Mirim foi a aprovação de uma moção de apelo para a Secretaria Municipal de Saúde, solicitando que seja realizada a entrega de medicamentos em casa para as pessoas acamadas, melhorando a qualidade de vida desses cidadãos.

Ainda foram encaminhadas 11 indicações e seis pedidos de informação ao Executivo Municipal.

O próximo encontro dos vereadores mirins será na próxima quarta-feira (5) quando será realizado um curso de formação voltado para a realização da Audiência Pública Mirim, marcada para o dia 19 de outubro, com o tema Inclusão Digital.