25 de agosto de 2022

CVP 76/2022

Jovens parlamentares elegeram a Mesa Diretora Mirim e fizeram seus discursos

Em reunião solene realizada na tarde de quarta-feira (24), os 11 vereadores mirins eleitos pelas escolas da cidade foram empossados na Câmara de Vereadores de Penha, após concluído o processo de formação inicial que começou no mês de maio deste ano.

O evento contou com a presença de professores e coordenadores do projeto nas escolas, de amigos e familiares dos vereadores mirins, além de alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caesp) Henny Coelho - APAE, Escola Municipal Professora Ivone Nympha Maia Adriano (EJA) e EBM João Batista da Cruz.

Outro destaque foi a presença dos vereadores que prestigiaram a solenidade: o presidente da casa, Maurício da Costa (MDB), o Lito, o vice-presidente Maurício Brockveld (MDB), Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, Antônio Cordeiro Filho (MDB), Everaldo Dal Posso (PL), o Italiano, Jairo Vieira (União), Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, e Roberto Leite Junior (Cidadania).

“Fiquei muito feliz por ver os nossos vereadores mirins empossados, compartilhando a alegria deles com seus familiares e suas escolas. Estou impressionado com os depoimentos, pois todos ressaltaram que quando eles entraram no Programa Câmara Mirim eles tinham um pensamento sobre política e hoje eles têm maior clareza sobre a importância deste tema para a vida das pessoas. E isso é muito gratificante!”, enfatiza o presidente da Câmara de Penha.

Durante a solenidade, Lito entregou um certificado para a aluna Ana Clara de Souza, que assumiu como suplente de vereadora mirim da Escola Municipal João Antônio Pinto.

Mesa Diretora Mirim

Conforme o Regimento Interno, o vereador mirim João Ivo de Souza Junior (aluno da APAE), por ter a maior idade, presidiu os trabalhos até a eleição da Mesa Diretora Mirim, sendo secretariado por Alanis Andressa de Lima Oliveira (Escola EJA).

Duas chapas concorreram na eleição, sendo vencedora a Chapa nº 1, com seis votos.

Desta forma, Alanis Andressa de Lima Oliveira assumiu a presidência da Câmara Mirim, tendo como vice-presidente Rebeca Vitória Norberta.

Raira Jamily Silva Ferreira é 1ª Secretária e Moisés Paulina ocupa o cargo de 2º Secretário.

Com a Mesa Diretora Mirim eleita, teve início em seguida a 1ª Reunião Ordinária Mirim, quando os jovens parlamentares fizeram os seus discursos, despertando muita emoção no público presente. “Fico gratíssima pelo apoio dos meus colegas, vereadoras e vereadores mirins, que me elegeram presidente. Estou aprendendo um pouquinho mais com cada um de vocês e espero poder retribuir da melhor forma possível”, agradeceu Alanis, presidente da Câmara Mirim 2022.

Cronograma de atividades

O Programa Câmara Mirim de Penha realizará uma série de atividades até o final do ano.

Nesta sexta-feira (26), às 14 horas, os jovens parlamentares participam da Gincana alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada pela APAE de Penha.

Nos dias 28 de setembro e 23 de outubro serão realizadas reuniões ordinárias.

No dia 19 de outubro, os vereadores mirins realizarão uma audiência pública, com tema ainda a ser definido.

Os vereadores mirins ainda terão outros três cursos de formação, além de visitas técnicas e encontros com câmaras mirins de municípios da região.

Confira a Legislatura Mirim 2022 aqui.