Câmara de Penha reúne agentes comunitários para ouvir reivindicações

CVP 66/2022
Câmara de Penha reúne agentes comunitários para ouvir reivindicações
Categoria aguarda o recebimento do piso salarial e adicional de insalubridade
Na tarde de sexta-feira (15) vereadores de Penha, secretário de saúde e o presidente do Sindicato dos Servidores da Foz do Rio Itajaí (Sindifoz) reuniram-se com cerca de 40 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias para discutir a questão do pagamento do piso nacional no valor de R$ 2.424 (dois salários mínimos) e também o adicional de insalubridade.
O encontro foi realizado no auditório da Câmara de Penha, convocado pelo presidente da casa, vereador Maurício da Costa (MDB), o Lito, que foi procurado por representantes dos agentes comunitários. “Eu fui procurado por algumas servidoras para que pudéssemos encontrar uma solução, pois é um direito da categoria, instituído por lei”, ressalta o presidente.
Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, os recursos para que a readequação ao piso salarial seja feita são repassados pelo Ministério da Saúde para os municípios. No entanto, Penha teria recebido o suficiente apenas para pagar o piso de 30 agentes comunitários, sendo que o município conta hoje com 45. “Isso não aconteceu somente com a gente, mas também com outros municípios. Então estamos vendo juntamente com a procuradoria do município e a secretaria de Administração para definir como deveremos proceder”, explica.
Outra questão importante debatida durante a reunião é o direito ao adicional de insalubridade para a categoria. De acordo com o Executivo, primeiramente será necessário um laudo da medicina do trabalho para estabelecer o grau de insalubridade (mínimo, médio ou máximo) para que depois, através de projeto de lei aprovado pelo Legislativo Municipal, de fato o benefício seja concedido.
Para ter uma decisão definitiva para o impasse, a categoria vai se reunir novamente na Câmara de Penha no dia 25 de junho, às 15 horas, quando o Executivo dará um novo posicionamento, tanto a respeito do piso nacional quanto ao adicional de insalubridade.
Além do presidente da casa e do secretário de Saúde, também estiveram presentes na reunião o presidente do Sindifoz, Francisco Johanssen, e os vereadores Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, Antônio Cordeiro Filho (MDB), Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, e Maurício Brockveld (MDB).
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais