12 de julho de 2022

CVP 63/2022

Paratletas da Apae recebem moção de aplausos durante a 25ª Reunião Ordinária

A Câmara de Vereadores de Penha rejeitou um veto do prefeito e aprovou dois projetos durante a 25ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (11) no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca.

Por seis votos a quatro os vereadores derrubaram o veto ao projeto de lei ordinária nº 7/2022, que “dispõe sobre a implantação de sistema de captação, armazenamento e utilização de águas pluviais nas construções de novos prédios públicos municipais”.

O projeto, que é de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, tinha sido aprovado pela casa no dia 13 de junho. O veto do prefeito teve voto contrário do autor do projeto e também dos vereadores Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, Célio Francisco (PSDB), João Antônio Costa (Cidadania), o Barriga, Mário Moser (União), o Marquett e Sebastião Reis Junior (União).

Foram favoráveis ao veto os vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, Maurício Brockveld (MDB) e Roberto Leite Junior (Cidadania) – sendo que o presidente da casa vota apenas em caso de empate na votação.

Com o veto derrubado, o PLO nº 7/2022 retorna para o Executivo para ser sancionado pelo prefeito.

Repasse para Apae

Por unanimidade os vereadores aprovaram o repasse financeiro para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Penha. O PLO nº 17/2022 autoriza o Executivo a repassar R$ 30 mil para a entidade pelo período de seis meses, recurso utilizado para a manutenção da organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Estrutura administrativa da Câmara

Também por unanimidade os vereadores aprovaram o projeto de Resolução nº 3/2022, de autoria da Mesa Diretora da casa, que define a estrutura administrativa da Câmara Vereadores de Penha, departamentalizando o funcionamento da casa e estabelecendo regramentos de rotinas administrativas.

Com a aprovação do projeto, o Legislativo Penhense agora se divide em seis departamentos: administrativo, legislativo, jurídico, contábil-financeiro, comunicação e operacional.

Moção de aplausos

Quatro paratletas da Apae de Penha e a técnica da equipe receberam da Câmara de Vereadores de Penha uma moção de aplausos pelas medalhas conquistadas no PARAJESC 2022.

Os alunos Renan Luíz Felipe e Sandro Martins conquistaram o bronze no Handebol.

João Ivo de Souza Júnior (que também é suplente de vereador mirim representando a Apae) faturou o bronze  no atletismo na categoria caminhada 25 metros.

E Joaquim Antônio Rodrigues foi um dos grandes destaques da competição, conquistando bronze na categoria caminhada 50, prata nos 100 metros e medalha de ouro no tênis de mesa – conquistando vaga no campeonato brasileiro.

A técnica da equipe, Célia Miranda, também se fez presente e foi homenageada pela casa pelo excelente trabalho desenvolvido com os alunos da Apae.