Legislativo Penhense rejeita veto e aprova dois projetos de lei

CVP 63/2022
Legislativo Penhense rejeita veto e aprova dois projetos de lei
Paratletas da Apae recebem moção de aplausos durante a 25ª Reunião Ordinária
A Câmara de Vereadores de Penha rejeitou um veto do prefeito e aprovou dois projetos durante a 25ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (11) no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca.
Por seis votos a quatro os vereadores derrubaram o veto ao projeto de lei ordinária nº 7/2022, que “dispõe sobre a implantação de sistema de captação, armazenamento e utilização de águas pluviais nas construções de novos prédios públicos municipais”.
O projeto, que é de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, tinha sido aprovado pela casa no dia 13 de junho. O veto do prefeito teve voto contrário do autor do projeto e também dos vereadores Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, Célio Francisco (PSDB), João Antônio Costa (Cidadania), o Barriga, Mário Moser (União), o Marquett e Sebastião Reis Junior (União).
Foram favoráveis ao veto os vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, Maurício Brockveld (MDB) e Roberto Leite Junior (Cidadania) – sendo que o presidente da casa vota apenas em caso de empate na votação.
Com o veto derrubado, o PLO nº 7/2022 retorna para o Executivo para ser sancionado pelo prefeito.
Repasse para Apae
Por unanimidade os vereadores aprovaram o repasse financeiro para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Penha. O PLO nº 17/2022 autoriza o Executivo a repassar R$ 30 mil para a entidade pelo período de seis meses, recurso utilizado para a manutenção da organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Estrutura administrativa da Câmara
Também por unanimidade os vereadores aprovaram o projeto de Resolução nº 3/2022, de autoria da Mesa Diretora da casa, que define a estrutura administrativa da Câmara Vereadores de Penha, departamentalizando o funcionamento da casa e estabelecendo regramentos de rotinas administrativas.
Com a aprovação do projeto, o Legislativo Penhense agora se divide em seis departamentos: administrativo, legislativo, jurídico, contábil-financeiro, comunicação e operacional.
Moção de aplausos
Quatro paratletas da Apae de Penha e a técnica da equipe receberam da Câmara de Vereadores de Penha uma moção de aplausos pelas medalhas conquistadas no PARAJESC 2022.
Os alunos Renan Luíz Felipe e Sandro Martins conquistaram o bronze no Handebol.
João Ivo de Souza Júnior (que também é suplente de vereador mirim representando a Apae) faturou o bronze no atletismo na categoria caminhada 25 metros.
E Joaquim Antônio Rodrigues foi um dos grandes destaques da competição, conquistando bronze na categoria caminhada 50, prata nos 100 metros e medalha de ouro no tênis de mesa – conquistando vaga no campeonato brasileiro.
A técnica da equipe, Célia Miranda, também se fez presente e foi homenageada pela casa pelo excelente trabalho desenvolvido com os alunos da Apae.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais