Contêineres da Assistência Social não serão instalados no Bairro Nossa Senhora de Fátima
CVP 58/2022
Contêineres da Assistência Social não serão instalados no Bairro Nossa Senhora de Fátima
Vereadores se reuniram com prefeito e a comunidade para debater a questão
O abrigo montado com três contêineres, equipamento oriundo de recursos do Governo Federal para a Secretaria de Assistência Social, não será mais instalado no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Penha. A informação foi confirmada pelo prefeito Aquiles da Costa (MDB) durante reunião realizada na quarta-feira (22) na Câmara de Vereadores de Penha, com a presença de parlamentares, do secretário de Assistência Social, Sérgio de Mello, e de representantes da comunidade que vive no bairro e que se mobilizou para que a estrutura não fosse ali instalada.
O prefeito agradeceu ao vereador Mário Moser (União), o Marquett, que organizou a reunião com os moradores e afirmou que, caso não haja mais cobrança por parte dos vereadores, a estrutura de contêiner não será colocada no bairro. “[Caso isso seja cumprido] vocês têm a minha palavra que a gente não vai seguir com a instalação dos contêineres lá”, frisou Aquiles.
Segundo o chefe do Executivo, a ideia é futuramente promover uma nova reunião para definir outras possíveis finalidades para a instalação dos contêineres e, caso a comunidade de fato não queira, a instalação seria feita em outro lugar.
De acordo com o presidente da casa, vereador Maurício da Costa (MDB), o Lito, a reunião foi muito positiva, pois houve o diálogo com a comunidade. “Os moradores tiveram a sua manifestação atendida, não só pelo fato de que a estrutura dos contêineres não será mais instalada na localidade do bairro Nossa Senhora de Fátima, mas também a garantia de que o abrigo de inverno para a população em situação de rua, quando necessário, seria no ginásio de esportes do município”, considera o presidente.
O vereador Marquett, que organizou o movimento dos moradores, agradeceu a presença de todos e afirmou que a comunidade está mais tranquila. “Essa reunião foi gravada, foi definido que não vai mais ser feito lá [a instalação dos contêineres], então consideramos que os moradores foram atendidos”, conclui o vereador.
Projeto aprovado
A estrutura de contêineres é resultado de um projeto do município aprovado junto ao Governo Federal no ano de 2020, através da Portaria 369, equipamento no valor de R$ 120 mil, composta por três contêineres em formato de “U”, com a cobertura (formando uma espécie de galpão) e todo o mobiliário necessário, servindo em um primeiro momento para auxiliar a Assistência Social no acolhimento de pessoas em vulnerabilidade, considerando-se a pandemia de covid-19.
Posteriormente, a estrutura ficaria à disposição para a implementação de outras ações da Assistência Social, como por exemplo a instalação de uma casa de passagem e/ou até mesmo abrigo em situações de emergência climáticas.
No entanto, mesmo o projeto tendo sido aprovado em 2020, passados dois anos o equipamento não foi instalado e não há previsão para que de fato o seja.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais -
Câmara de Penha aprova projeto que institui a Escola Legislativa Popular
Resumo da 41ª Reunião Ordinária 11/11/2024
12 de novembro de 2024 ver mais