15 de junho de 2022

CVP 52/2022

Evento contou com a presença do diretor do Consórcio Intermunicipal da Amfri

A Câmara de Vereadores de Penha realizou na terça-feira (14) uma audiência pública para buscar soluções para o transporte coletivo no município. O evento reuniu no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, sede do Legislativo Penhense, vereadores, autoridades, empresários e a comunidade em geral.

Participaram do debate o diretor do Consórcio Intermunicipal da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), João Luiz Demantova, os empresários Dijalma Dias e Tânia de Borba, sócio proprietários da empresa TransPenha, os vereadores da casa e representantes da comunidade penhense.

A audiência pública foi convocada pelo presidente Maurício da Costa (MDB), o Lito, atendendo a um requerimento do vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, que conduziu o debate. Os vereadores Célio Francisco (PSDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), Italiano, João Costa (Cidadania), o Barriga, Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, Mário Moser (União), o Marquett, e Roberto Leite Junior (Cidadania) também participaram do evento.

Um dos assuntos mais debatidos foi a realização de um estudo de viabilidade para a implementação de um consórcio intermunicipal entre os municípios de Navegantes, Penha e Balneário Piçarras, como solução para o transporte coletivo na região. “Essa iniciativa é um pacto entre sociedade, municípios e câmaras de vereadores, todos juntos para se construir um transporte coletivo forte e eficaz para todos”, ressalta Mantovani.

O presidente da casa ressaltou que já existe uma decisão judicial que obriga o município de Penha a efetuar um contrato emergencial de dois itinerários que devem suprir nos próximos meses as demandas dos bairros mais afastados do município. “Isso é uma questão muito complexa, que não será resolvida de um dia para outro. Mas o contrato emergencial vai minimizar essa demanda do nosso transporte coletivo”, afirma Lito.

O vereador Tibeco ressaltou que cabe ao Legislativo fiscalizar de perto a questão deste contrato emergencial e também fomentar as discussões quanto ao transporte intermunicipal, pois inúmeras pessoas precisam do transporte coletivo. “Vamos cobrar para que isso aconteça o mais rápido possível, acompanhando e cobrando o Executivo para que possamos então contratar essa empresa”, ressalta o parlamentar.

Após as explanações, diversas perguntas foram feitas pelo público presente e também pelas redes sociais da Câmara de Penha, que transmitiu ao vivo pela internet o evento.

Legenda (foto): João Luiz Demantova é diretor do Consórcio Intermunicipal da Amfri