Câmara de Penha aprova dois projetos e rejeita parecer da CCJ

CVP 29/2022
Secretário de Turismo utilizou a tribuna para falar das ações da pasta
Na segunda-feira (25), durante a 14ª Reunião Ordinária, a Câmara de Vereadores de Penha recebeu o secretário municipal de Turismo, Cleber Neumann, que utilizou a tribuna (atendendo a uma convocação da Mesa Diretora) para falar de ações da pasta e também sobre a realização de eventos no município de Penha.
O secretário adiantou aos parlamentares que a Festa do Marisco está no cronograma da pasta para ser realizada em novembro deste ano. O tradicional evento ficou dois anos sem acontecer devido à pandemia do novo coronavírus.
Neumann ainda se colocou à disposição do Legislativo Penhense para colaborar com a proposição de leis e normas para a realização de eventos, evitando situações como a que ocorreu no 7º Moto Carrero, em março deste ano, trazendo uma série de transtornos para os moradores de Penha.
Projetos aprovados
Durante a 14ª Reunião Ordinária a Câmara de Penha aprovou por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Legislativo.
O PLO nº 8/2022, do vereador e presidente da casa Maurício da Costa (MDB), o Lito, dispõe sobre a aplicação de medidas administrativas de prevenção e combate ao roubo, furto e receptação de cabos, fios, baterias, transformadores e placas metálicas no município de Penha.
O projeto aprovado visa coibir a prática do comércio de materiais provenientes de práticas criminosas, estabelecendo a proibição do comércio de materiais que não tenham comprovada origem idônea, desestimulando o furto desses materiais. A proposta ainda cria obrigações aos comerciantes de sucatas metálicas e sanções para os que as desrespeitem.
O segundo projeto aprovado foi o PLO nº 12/2022, de autoria do vereador Roberto Leite Junior (Cidadania), que cria no âmbito do município de Penha o programa “Rua do Ciclismo”, que tem como objetivo desenvolver e ordenar a prática de ciclismo nas vias e logradouros públicos de forma segura.
Parecer rejeitado
Por unanimidade o plenário rejeitou o parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) ao projeto de lei ordinária nº14/2022, de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que “dispõe sobre o processo de eleição para diretores/coordenadores das unidades educativas da Rede Municipal de Ensino de Penha e dá outras providências”.
O parecer da CCJ considera que o projeto possui vício insanável por interferir no ato de gestão, “ofendendo a separação dos poderes”. No entanto, com o parecer rejeitado, o projeto segue seu trâmite nas demais comissões da casa para que possa ser votado em plenário.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais