Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de repúdio

CVP 24/2022
Resumo da 11ª Reunião Ordinária 04/04/2022
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou quatro projetos de lei e uma moção de repúdio na segunda-feira (4), durante a 11ª Reunião Ordinária.
Destaque para a aprovação do projeto que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos do Autista (Ama) de Penha. O PLO nº 1/2022 é de autoria do vereador Roberto Antônio Leite Junior (Cidadania) e teve apoio de todos os vereadores.
A aprovação do projeto se deu no mês da consciência do autismo. A campanha Abril Azul é realizada mundialmente por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo a inclusão e o respeito.
Festa do Pescador Evangélico
Outro destaque foi a aprovação do PLO nº 8/2022, do Executivo, que trata de subvenção social para a Associação Cultural, Beneficente e Assistencial dos Pescadores do Gravatá (APEG) que realiza todos os anos a Festa do Pescador Evangélico. Com isso, o município fica autorizado a transferir recursos financeiros para a entidade, no valor de até R$ 49,8 mil.
A dotação do recurso repassado é da Fundação Municipal Cultural de Penha com o intuito de auxiliar na realização da 28ª edição da festa.
Crédito suplementar
Os parlamentares penhenses também aprovaram o PLO nº 9/2022, que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar para a Educação, no valor de R$ 7,9 milhões. A dotação orçamentária é oriunda do Fundo Municipal de Educação, com o objetivo de complementar a folha de pagamento de pessoal e obrigações patronais até o final do exercício deste ano, com recursos vinculados ao Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Nome de rua
O plenário deliberou ainda sobre o PLO nº 2/2022 que altera a Lei 3270, de 10 de agosto de 2021, denominando de Lauro Prudêncio a rua Q do Loteamento Penha I, rua do Loteamento Flor do Sertão e rua C do Loteamento Flor de Lótus, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
O projeto é de autoria do vereador Mário Moser (União), o Marquett, e na realidade refere-se a uma mesma rua que passa em três loteamentos (Penha I, Flor de Lótus e Flor do Sertão) em linha reta e contínua. Com a aprovação do projeto, a denominação abrange toda a extensão da via.
Moção de repúdio
Por fim, a Câmara de Penha aprovou por unanimidade a moção de repúdio nº 2/2022 para o vereador Nilson Probst (MDB), do município de Balneário Camboriú, em virtude de falas ofensivas proferidas contra Tatiane Amorim Tomio.
A moção é de autoria dos vereadores Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, Célio Francisco (PSDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, João Antônio Costa (Cidadania), o Barriga, Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão e Sebastião Reis Junior (União).
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais