Saúde do homem foi tema de palestra na Câmara de Penha

16 de novembro de 2021
Saúde do homem foi tema de palestra na Câmara de Penha

CVP 116/2021

O Novembro Azul foi tema de uma palestra realizada na Câmara de Vereadores de Penha na sexta-feira (12). Durante o encontro, o enfermeiro Juliano Lançana, que atua no Pronto Atendimento Municipal e é mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado, falou sobre a masculinidade tóxica, sobre a cultura e os tabus que fazem com que muitos homens não cuidem de sua própria saúde.

Embora seja o mês da conscientização sobre o exame de próstata, Juliano fez questão de frisar que uma série de fatores levam os homens a enfrentarem muitos problemas de saúde que poderiam ser evitados, incluindo também as doenças que podem ser diagnosticadas precocemente. “Por isso a gente falou de várias outras doenças, falamos de causas externas, acidentes, consumo de drogas lícitas e ilícitas. Os homens consomem muito mais drogas do que as mulheres. Bebem mais, fumam mais, têm mais problemas cardiovasculares [...] sem falar dos problemas mentais que afetam os homens, principalmente com a pandemia, ondem pessoas ficaram desempregadas, sem ter como sustentar sua família”, ressalta o profissional de saúde.

Neste sentido, Juliano alerta para a chamada “masculinidade tóxica” que se reflete em uma série de mazelas sociais, dentre elas, a resistência para procurar os serviços de saúde, assistência médica e tratamento especializado, aumento do número de casos de depressão, entre tantos outros.

Para o procurador especial da mulher, Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, a abordagem dada pelo palestrante foi muito importante. “Tudo isso que o Juliano falou a gente sente: a gente tira onda, tira sarro, não leva a sério! Essa palestra foi importante para que realmente as pessoas se conscientizem de que é necessário fazer os exames e ter o acompanhamento médico para que possamos evitar um mal maior”, ressaltou o anfitrião do evento.

A saúde do homem foi o tema da dissertação de mestrado defendida por Lançana, intitulada “Políticas públicas e o gênero masculino: a saúde do homem entra em cena”, uma pesquisa realizada com homens residentes no município de Penha, evidenciando problemas relacionados a saúde como acesso aos serviços, doenças crônicas, estigmas referentes à cultura e masculinidade.

Além de Ferrão, a palestra foi prestigiada pelos vereadores Antônio Cordeiro Filho (DEM), o Toninho, Mário Moser (DEM), o Mário Marquett, Maurício da Costa (MDB), o Lito, membros da comunidade penhense, além das pessoas que acompanharam o evento pela internet.

O vídeo está disponível aqui.