Antonieta de Barros dará nome à sala da Procuradoria da Mulher

09 de novembro de 2021
Antonieta de Barros dará nome à sala da Procuradoria da Mulher

CVP 113/2021

Antonieta de Barros dará nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores Penha. A alteração se deu pelo projeto de Resolução da Mesa Diretora nº 2/2021 que foi aprovado por unanimidade durante a 42ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (8).

A denominação do espaço é uma homenagem à professora, jornalista e política catarinense, eleita deputada estadual no ano de 1934, sendo uma das três primeiras mulheres a serem eleitas a cargo político no país (até 2012 foi a única pessoa negra a ter ocupado uma cadeira na Alesc). Antonieta é considerada também a primeira mulher negra a atuar na imprensa de Santa Catarina, publicando mais de 1000 artigos em diversos veículos ao longo de 22 anos.

“Trata-se de uma justa homenagem a um exemplo de mulher, de política, de educadora, de jornalista. Antonieta de Barros foi a primeira deputada negra eleita no Brasil, instituiu o dia do professor e era uma ativista pelo direito das mulheres e dos negros. Queremos oficializar esta resolução no dia 17 de novembro, em evento que a Procuradoria da Mulher vai realizar alusivo ao dia da Consciência Negra”, explica Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é o procurador especial da mulher no Legislativo Penhense.

A educação sempre foi uma luta da professora Antonieta de Barros. A lei estadual nº 145 (de 1948) é de autoria da então deputada estadual, que estava em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, estabelecendo o Dia do Professor e o feriado nas escolas de Santa Catarina. Ela escolheu a data do dia 15 de outubro que se refere à primeira lei educacional promulgada no país pelo imperador Dom Pedro I, no ano de 1827. Somente 15 anos depois, em outubro de 1963, o presidente João Goulart oficializou a data em todo o país, marcando a homenagem às professoras e professores que estão na linha de frente da luta pela educação.

Criada pela Resolução nº 35/2017, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) foi instalada na Câmara de Vereadores de Penha no dia 19 de outubro de 2017 com o objetivo de contribuir para a garantia dos direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação.

O projeto de resolução que institui o nome da sala Antonieta de Barros foi a única matéria da ordem do dia da 42ª Reunião Ordinária, que foi conduzida pelo vice-presidente Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco. (Por motivos pessoais o presidente Maurício Brockveld (MDB) precisou de ausentar minutos antes do início da reunião).