Programa Respeito dá o tom incentiva a igualdade racial

26 de outubro de 2021
Programa Respeito dá o tom incentiva a igualdade racial

CVP 109/2021

Mesmo tendo mais da metade da sua população autodeclarada negra ou parda (54% segundo o IBGE) o racismo é uma realidade no Brasil e está presente no mundo do trabalho, nas instituições e em todos os âmbitos da nossa sociedade. Neste contexto, o grupo Aegea, empresa de saneamento que controla a concessionária Águas de Penha, desenvolve desde o ano de 2017 o programa ‘Respeito dá o tom’ que tem como objetivo incentivar a igualdade social.

Para apresentar esta importante iniciativa para a comunidade penhense, a companhia realizou uma palestra na Câmara de Vereadores de Penha na segunda-feira (25), com a presença dos parlamentares, servidores da casa e funcionários da empresa.

Keilla Martins, coordenadora corporativa do programa, compartilhou um pouco de sua história com o público presente e falou sobre a importância de se combater o racismo em todas as esferas da nossa sociedade. “Com a campanha, a Aegea vem publicamente dizer que é contra o racismo e contra qualquer forma de preconceito. É uma responsabilidade de toda a nossa sociedade e, enquanto cidadãos, independentemente da cor da pele ou da classe social, é papel de todos nós combatermos o racismo”, enfatizou a palestrante.

O programa de incentivo à igualdade racial no ambiente empresarial é coordenado em Santa Catarina por Maria Luiza Ferreira. Ela salienta que algumas ações estão sendo planejadas para o município de Penha, o que será divulgado no momento oportuno. O programa promove rodas de conversa, palestras, fóruns e desenvolve outras ações voltadas para o combate ao racismo de forma geral.

Entre os objetivos do ‘Respeito dá o tom’ está a promoção da equidade de oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, agradeceu à Câmara de Vereadores pelo espaço cedido para apresentação do programa para a comunidade penhense, visando não apenas combater o racismo, mas promover a igualdade social em todas as esferas.