Prevenção do câncer de mama é tema de palestra da Procuradoria da Mulher

22 de outubro de 2021
Prevenção do câncer de mama é tema de palestra da Procuradoria da Mulher

CVP 107/2021

A Câmara de Vereadores de Penha realizou na noite de quinta-feira (21) um evento sobre prevenção do câncer de mama. A palestra, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher, foi proferida pela médica Cleuma Westphal, formada em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que atua nos municípios de Penha e Navegantes.

A palestrante enfatizou os avanços da medicina com relação ao tratamento da doença e também a importância do diagnóstico precoce através do autoexame e também da mamografia a partir dos 40 anos de idade. “A campanha do Outubro Rosa é um incentivo para que as mulheres consigam detectar a doença no início porque o câncer de mama tem cura. E mesmo nos casos que não se consegue a cura, muitas vezes essas mulheres podem viver por muitos anos e viver bem”, ressalta.

Cleuma ainda lembrou dos efeitos da pandemia de covid-19 que fez com que muitas mulheres deixassem de lado os cuidados com o câncer de mama. “Com a covid, muitas vezes esquecemos que existem outras doenças, mas elas continuam existindo. Por isso este ano estamos focando na informação, nos fatores de risco e nos cuidados necessários para que o câncer de mama possa ser diagnosticado precocemente, dando início ao tratamento o mais cedo possível”, conclui a médica.

O vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é procurador especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha, agradeceu a presença do público presente e também de todos que acompanharam o evento pela TV Câmara, através da internet. “Falar sobre a saúde da mulher também é um papel da Câmara de Vereadores, através da Procuradoria da Mulher. Teremos várias outras ações e gostaríamos de contar sempre com a presença e participação de todas vocês”, ressaltou o procurador.

Ferrão também agradeceu à Tatiane Willem, servidora da casa responsável pela Procuradoria Especial da Mulher e que organizou o evento.

Os vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho, e o vereador suplente Jairo Vieira (DEM) também prestigiaram a palestra com suas respectivas esposas, as senhoras Valdirene Gonçalves e Elizabete Vieira.

Entre as mulheres presentes, destaque também para Odete Vailatti, esposa de Ferrão, assim com as estagiárias da Câmara de Penha: Amanda dos Santos, Elaine Wilbert, Graziele Rodrigues e Priscila Soares.

Rede Feminina de Navegantes

Outro grande destaque da palestra foi a presença e participação de voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Navegantes. O grupo atua em campanhas de conscientização e principalmente no apoio às mulheres que lutam contra a doença.

Para conseguir recursos, a entidade tem vendido camisetas alusivas à Campanha do Outubro Rosa e também recebe doações da comunidade. As camisetas custam R$ 30 e as pessoas interessadas em adquiri-las podem entrar em contato com Idimar Francisco pelo fone (47) 9 9203-2009.

Ao final do evento o presidente da Câmara de Penha, Maurício Brockveld (MDB), conversou com as representantes da Rede Feminina e ressaltou a importância da entidade no apoio às dezenas de mulheres que enfrentam a doença em nossa região.