Legislativo Penhense aprova criação do dia do monitor escolar

14 de outubro de 2021
Legislativo Penhense aprova criação do dia do monitor escolar

CVP 103/2021

A Câmara de Vereadores de Penha aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 59/2021, do vereador e presidente da casa, Maurício Brockveld (MDB), que “institui o dia do monitor escolar”, no município de Penha. A votação ocorreu durante a 38ª Reunião Ordinária, realizada na quarta-feira (13) devido ao ponto facultativo e feriado nacional do dia 12 de outubro.

O projeto agora segue para sanção do prefeito, instituindo no calendário oficial do município o dia 14 de outubro como o dia do monitor escolar, com o apoio das autoridades municipais para a realização de atos públicos comemorativos, reconhecendo o trabalho dos monitores, que são agentes de transformação na vida dos alunos.

Secretário de Saúde

Por unanimidade os vereadores também aprovaram o requerimento nº 38/2021, do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que solicita a convocação do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Renan Medeiros.

A finalidade da convocação é esclarecer denúncias relacionadas ao Pronto Atendimento de Penha 24 horas e reclamações sobre o atendimento, falta de equipamentos e de pessoal.

Outubro Rosa

Em ação da Procuradoria Especial da Mulher alusiva à campanha do Outubro Rosa, a reunião ordinária contou com mais um depoimento sobre a luta contra o câncer de mama.

A contadora Dayse Cristiane de Souza Germano, servidora da Câmara de Vereadores de Penha (hoje afastada por motivos de saúde), foi diagnosticada em 2011 com a doença e conseguiu se recuperar. “É um processo muito dolorido e muito sofrido. Por isso é importante fazer o autoexame para diagnosticar o quanto antes essa doença, porque se ela for diagnosticada cedo ela tem cura”, ressaltou.

Dayse ainda lembrou que se fala muito na doença no mês de outubro, mas alerta que os cuidados devem ser tomados o ano inteiro. “Faça o seu autoexame, procure um médico uma vez por ano e faça a mamografia depois dos 40”, finaliza.

O presidente da Câmara de Penha ressaltou que toda a casa sente a falta da colega, servidora efetiva há muitos anos, que hoje está afastada por motivos de saúde.  “A gente espera que o mais rápido possível ela esteja junto com a gente e que Deus lhe dê muita saúde”, afirma Maurício.

Veja o depoimento aqui.

Vídeo da 38ª Reunião Ordinária