Câmara de Penha votará moção de repúdio para deputado estadual

03 de setembro de 2021
Câmara de Penha votará moção de repúdio para deputado estadual

CVP 89/2021

A pedido da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha, o presidente Maurício Brockveld (MDB) apresentará na próxima reunião ordinária da casa, na quarta-feira (8), uma moção de repúdio para o deputado estadual Jessé Lopes (PSL), que se encontrou no dia 31 de agosto com o agressor de Maria da Penha e postou foto em suas redes sociais dizendo que a história era “intrigante”.

No ano de 1983, Marco Antônio Heredia Viveros atirou em Maria da Penha enquanto ela dormia, deixando-a tetraplégica. Quatro meses depois da primeira tentativa de homicídio, ela retornou para a casa e foi mantida em cárcere privado por cerca de 15 dias, quando o então marido tentou eletrocutá-la durante o banho.

Por decisão da justiça, Marco Antônio pode cumprir a pena em liberdade, levando Maria da Penha a denunciá-lo para a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Sancionada em 7 de agosto de 2006 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei que leva o nome de Maria da Penha tem o objetivo de criar mecanismos para prevenir e coibir a violência contra a mulher, seguindo os preceitos da Constituição Federal.

Jessé encontrou-se com o agressor no mês que comemorou os 15 anos da promulgação da lei que é um símbolo da luta das mulheres contra a violência. “Qualquer deputado tem o direito de receber qualquer pessoa no gabinete. Agora, postar uma foto em rede social ao lado do agressor que tentou matar a Maria da Penha e que a deixou tetraplégica, não dá para admitir um negócio desses [...] Isso que ele fez é uma forma de instigar a violência contra a mulher”, ressalta o vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é o procurador especial da mulher na Câmara de Penha.

Devido ao ponto facultativo de segunda-feira (6) e ao feriado nacional alusivo ao Dia da Independência do Brasil, a 33ª Reunião Ordinária será realizada na quarta-feira (8), às 19 horas, com transmissão ao vivo pela internet.