Câmara de Penha votará moção de repúdio para deputado estadual
 
                                            CVP 89/2021
A pedido da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha, o presidente Maurício Brockveld (MDB) apresentará na próxima reunião ordinária da casa, na quarta-feira (8), uma moção de repúdio para o deputado estadual Jessé Lopes (PSL), que se encontrou no dia 31 de agosto com o agressor de Maria da Penha e postou foto em suas redes sociais dizendo que a história era “intrigante”.
No ano de 1983, Marco Antônio Heredia Viveros atirou em Maria da Penha enquanto ela dormia, deixando-a tetraplégica. Quatro meses depois da primeira tentativa de homicídio, ela retornou para a casa e foi mantida em cárcere privado por cerca de 15 dias, quando o então marido tentou eletrocutá-la durante o banho.
Por decisão da justiça, Marco Antônio pode cumprir a pena em liberdade, levando Maria da Penha a denunciá-lo para a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Sancionada em 7 de agosto de 2006 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei que leva o nome de Maria da Penha tem o objetivo de criar mecanismos para prevenir e coibir a violência contra a mulher, seguindo os preceitos da Constituição Federal.
Jessé encontrou-se com o agressor no mês que comemorou os 15 anos da promulgação da lei que é um símbolo da luta das mulheres contra a violência. “Qualquer deputado tem o direito de receber qualquer pessoa no gabinete. Agora, postar uma foto em rede social ao lado do agressor que tentou matar a Maria da Penha e que a deixou tetraplégica, não dá para admitir um negócio desses [...] Isso que ele fez é uma forma de instigar a violência contra a mulher”, ressalta o vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é o procurador especial da mulher na Câmara de Penha.
Devido ao ponto facultativo de segunda-feira (6) e ao feriado nacional alusivo ao Dia da Independência do Brasil, a 33ª Reunião Ordinária será realizada na quarta-feira (8), às 19 horas, com transmissão ao vivo pela internet.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
- 
                                    
                                         Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitor Câmara de Penha abre novo agendamento para regularização do título de eleitorEleitores poderão realizar serviços como alistamento, mudança de domicílio eleitoral e cadastramento biométrico na próxima terça-feira (4) 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animal Câmara de Penha aprova projetos voltados à alimentação escolar e inspeção de produtos de origem animalAMAPG recebe moção de aplausos durante a 41ª Reunião Ordinária 29 de outubro de 2025 ver mais
- 
                                    
                                         Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público Câmara de Penha antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público41ª Reunião Ordinária será realizada na terça-feira (28) 23 de outubro de 2025 ver mais
 
                             
                        