Câmara de Penha votará moção de repúdio para deputado estadual

CVP 89/2021
A pedido da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha, o presidente Maurício Brockveld (MDB) apresentará na próxima reunião ordinária da casa, na quarta-feira (8), uma moção de repúdio para o deputado estadual Jessé Lopes (PSL), que se encontrou no dia 31 de agosto com o agressor de Maria da Penha e postou foto em suas redes sociais dizendo que a história era “intrigante”.
No ano de 1983, Marco Antônio Heredia Viveros atirou em Maria da Penha enquanto ela dormia, deixando-a tetraplégica. Quatro meses depois da primeira tentativa de homicídio, ela retornou para a casa e foi mantida em cárcere privado por cerca de 15 dias, quando o então marido tentou eletrocutá-la durante o banho.
Por decisão da justiça, Marco Antônio pode cumprir a pena em liberdade, levando Maria da Penha a denunciá-lo para a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Sancionada em 7 de agosto de 2006 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei que leva o nome de Maria da Penha tem o objetivo de criar mecanismos para prevenir e coibir a violência contra a mulher, seguindo os preceitos da Constituição Federal.
Jessé encontrou-se com o agressor no mês que comemorou os 15 anos da promulgação da lei que é um símbolo da luta das mulheres contra a violência. “Qualquer deputado tem o direito de receber qualquer pessoa no gabinete. Agora, postar uma foto em rede social ao lado do agressor que tentou matar a Maria da Penha e que a deixou tetraplégica, não dá para admitir um negócio desses [...] Isso que ele fez é uma forma de instigar a violência contra a mulher”, ressalta o vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é o procurador especial da mulher na Câmara de Penha.
Devido ao ponto facultativo de segunda-feira (6) e ao feriado nacional alusivo ao Dia da Independência do Brasil, a 33ª Reunião Ordinária será realizada na quarta-feira (8), às 19 horas, com transmissão ao vivo pela internet.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Filme “Cores da Penha” é exibido no Legislativo Municipal
Escola Legislativa Popular realizou o primeiro encontro do Cineclube na quarta (9)
10 de abril de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova um veto, quatro projetos, um parecer contrário e uma moção
Resumo da 12ª reunião ordinária 07/04/2025
08 de abril de 2025 ver mais -
Escola Legislativa Popular realiza a primeira “Sessão Extraordinária de Cinema”
Cineclube da Câmara de Penha exibirá o curta metragem “Cores da Penha”, com a presença do diretor Jonatan Gentil
07 de abril de 2025 ver mais