Procuradoria da Mulher presta homenagem ao CMBA

31 de agosto de 2021
Procuradoria da Mulher presta homenagem ao CMBA

CVP 85/2021

No mês de agosto a Lei Maria da Penha completou 15 anos de promulgação, estabelecendo mecanismos para prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Para comemorar esta conquista, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara de Vereadores de Penha realizou na segunda-feira (30) uma reunião solene alusiva à campanha nacional Agosto Lilás, com a presença dos vereadores, mulheres que atuam voluntariamente no acolhimento e proteção de vítimas de violência, tendo ainda como convidadas especiais as esposas dos vereadores e a vice-prefeita Maria Juraci Alexandrino (MDB) representando o Poder Executivo, além do Sargento Guilherme Flores, representando a Polícia Militar.

Na ocasião, o Coletivo de Mulheres do Brasil em Ação (CMBA) recebeu uma homenagem pela excelência no trabalho voluntário realizado em Penha e nos municípios da região, acolhendo mulheres e crianças que sofrem com a violência dentro de suas próprias casas.

O procurador especial da mulher, vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), entregou uma placa para a presidente do CMBA, Regina Santos da Silva, em reconhecimento à dedicação da organização não-governamental e reconheceu que o fundamental não é a homenagem em si, mas o apoio do poder público ao trabalho realizado pelas voluntárias do coletivo. “O Lilás é uma maneira de lembrar da violência doméstica. Não é uma data de comemoração, é uma data triste. E a gente tem que conseguir evoluir nas ações, que realmente a gente dê atenção para o CMBA, enquanto poder público, porque de tapinha nas costas ninguém vive!”, ressaltou o vereador conhecido na comunidade penhense como Ferrão.

Maurício Brockveld (MDB), presidente da casa, conduziu a solenidade e destacou a importância da Procuradoria da Mulher, criada no âmbito do Legislativo Penhense, para fomentar políticas públicas que combatam a discriminação e a violência. “Hoje nós vamos a Brasília e somos referência pela nossa Procuradoria da Mulher, a primeira a ser implantada em Santa Catarina. E isso é muito bom para o nosso município [...] para a conquista de direitos, começando pela igualdade salarial entre homens e mulheres”, destacou o presidente.

Regina agradeceu o reconhecimento da Procuradoria da Mulher e ressaltou que ainda falta muito por parte do poder público para o efetivo enfrentamento à violência. “O CMBA não espera acontecer. Vai lá e faz, porque tem coisa que é pra ontem! Não tem como”, ressaltou a presidente da ONG.

A homenageada da noite ainda ressaltou a importância de implementação das casas de acolhida nos municípios da região, projetos de lei implementando o “auxílio aluguel”  para as mulheres em situação de violência, bem como o efetivo acompanhamento psicológico e orientação jurídica para essas pessoas em situação de vulnerabilidade.