Isenção de IPTU aos atingidos por enchentes e alagamentos é aprovada pelo Legislativo Penhense

CVP 84/2021
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou por unanimidade o projeto que isenta de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) os imóveis atingidos por enchentes e alagamentos no município. O projeto de lei ordinária nº 47/2021 é de autoria conjunta dos vereadores Célio Francisco (PSDB), o Celinho, e Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão.
Conforme o texto do projeto, que segue agora para a sanção do chefe do Executivo, ficam isentos do pagamento do IPTU os imóveis edificados atingidos por enchentes, inundações e/ou alagamentos no município de Penha a partir de 1° de janeiro de 2022, no limite de 40 Unidades Fiscais do Município (UFM’s), que atualmente têm o valor de R$ 162,12 (totalizando neste caso o valor máximo de R$ 6.484,8 em isenção).
Sendo sancionada pelo prefeito, a concessão do benefício será realizada a partir de relatório elaborado pela Defesa Civil com relação aos imóveis afetados pelas enchentes ou alagamentos, sofrendo danos físicos ou nas instalações elétricas ou hidráulicas, considerando-se ainda os danos com a destruição de alimentos, móveis ou eletrodomésticos.
Para conseguirem a isenção, os proprietários dos imóveis afetados precisam apresentar requerimento dentro do prazo fixado anualmente para impugnação do lançamento do IPTU.
O projeto foi o único na ordem do dia da 32ª Reunião Ordinária, sendo que os vereadores abriram mão do uso da tribuna porque logo em seguida foi realizada a Reunião Solene alusiva ao Agosto Lilás.
Devido à instabilidade na internet, a reunião ordinária não foi transmitida integralmente pela internet, mas o vídeo completo está disponível aqui.
Confira a Galeria de Fotos.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais