Legislativo aprova criação de Comissão de Sindicância e programa de apoio às pessoas com alzheimer

CVP 38/2021
A Câmara de Vereadores de Penha discutiu e votou dois projetos de lei na segunda-feira (3), durante a 15ª Reunião Ordinária.
O primeiro deles, de autoria do Executivo, institui Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar e atribui gratificação aos seus membros. O substitutivo nº 1/2021 ao Projeto de Lei Ordinária nº 6/2021 foi aprovado por unanimidade, com uma emenda modificativa que corrige alguns pontos da redação do projeto.
A comissão tem a atribuição de realizar sindicâncias administrativas e processos administrativos disciplinares, em conformidade com a legislação municipal, sendo constituída por até seis membros, designados por portaria do Executivo, dentre os servidores efetivos da administração. Cada membro terá direito a gratificação de cinco unidades fiscais do município (UFM), o equivalente a R$ 810,6.
Também por unanimidade foi aprovado o projeto que institui o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer no município de Penha. O Projeto de Lei Ordinária nº 17/2021 é de autoria do vereador Mario Dionisio Moser (DEM), o Marquett e foi aprovado com uma emenda da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Um dos objetivos do programa é apoiar pacientes e familiares com abordagens adequadas no tratamento (não medicamentoso e medicamentoso), além de promover a conscientização e a orientação precoce de sinais de alerta e informações sobre a doença de alzheimer.
Moção de Aplauso
O Legislativo Penhense prestou reconhecimento ao senhor Carlos Henrique Régis através da Moção de Aplauso nº 5/2021, de iniciativa do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão.
Carlos Henrique tem desenvolvido diversas ações em prol da comunidade, também sendo reconhecido pelo trabalho realizado pela Associação Pró-Judô que se mostra valorosa no ensinamento da prática de artes marciais.
Presença do público
Com a nova Resolução da Mesa Diretora nº 6/2021, o público pode se fazer presente a partir de agora durante as reuniões ordinárias e extraordinárias, com entrada limitada e conforme os protocolos sanitários exigidos pela Portaria SES nº 454/21 devido à pandemia de covid-19.
Caso não haja alterações nas deliberações estaduais e municipais, nas próximas semanas até 45 pessoas poderão se fazer presentes no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, incluindo vereadores e servidores da casa, sendo permitido no público 11 convidados dos vereadores e mais 19 pessoas por ordem de chegada (público máximo de 30 pessoas).
O uso de máscara e o distanciamento é obrigatório durante os eventos.
No entanto, os cidadãos e cidadãs penhenses poderão, como sempre, acompanhar os trabalhos do Legislativo Penhense através da internet, pelo site oficial da CVP, facebook ou youtube.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais