Pesca artesanal é reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Penha

CVP 83/2020
A pesca artesanal do camarão sete barbas foi reconhecida pelo Legislativo Penhense como patrimônio cultural imaterial no município de Penha. O Projeto de Lei Ordinária nº 22/2020 foi aprovado por unanimidade na segunda-feira (28) durante a 34ª Reunião Ordinária realizada por videoconferência.
O projeto reconhece como principais características da pesca artesanal as embarcações e sua manutenção na orla marítima, as redes e demais apetrechos de pesca, bem como toda a manipulação do pescado – reconhecendo o trabalho das mulheres descascadeiras de camarão.
No município de Penha a cultura da pesca artesanal está presente na Armação, nas praias de São Miguel, Praia Alegre e também no Gravatá, gerando trabalho e renda para centenas de famílias.
O patrimônio cultural imaterial abrange as tradições e expressões culturais que uma comunidade preserva em respeito à sua ancestralidade, pensando nas gerações futuras. Entre os exemplos de patrimônio imaterial temos os modos de fazer, os saberes, as formas de expressão, as celebrações, festas e danças populares, músicas, costumes, entre outras tradições.
Muitas dessas manifestações, costumes e celebrações já são reconhecidas no município de Penha por sua relevância cultural. Em 2018, por exemplo, foi aprovada a Lei Ordinária nº 2969 que reconheceu como patrimônio cultural imaterial as festas do Mastro de São Sebastião, Festa do Divino Espírito Santo, Festa de São João e de São Pedro, bem como os Foliões do Divino Espírito Santo e a Consertada de Penha (bebida tradicionalmente produzida na cidade).
O Projeto de Lei Ordinária nº 22/2020 segue agora para a sanção do chefe do Executivo.
Confira o PLO nº 22/2020 aqui.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais