Descarte de resíduos sólidos em locais públicos, encostas, praias e áreas de preservação será punido com multa

CVP 44/2020
Por unanimidade a Câmara de Vereadores de Penha aprovou um projeto que proíbe e estabelece multas para quem descartar resíduos sólidos nos logradouros públicos, encostas, na orla marinha e em áreas de preservação permanente. O PLO nº 9/2020, de autoria do Poder Executivo, prevê multas tanto para pessoas físicas como jurídicas, punindo aqueles que insistem em descumprir a lei.
Para definir a gravidade das infrações, o projeto aprovado estabelece multas em Unidade Fiscal do Município (UFM), cujo valor atual é de R$ 158,26. A multa para infração leve é de uma UFM. Multa de duas UFM para infração média. Quatro UFM para infração grave e oito para as infrações consideradas gravíssimas pela fiscalização municipal.
O projeto foi discutido e votado durante a 19ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (1), por videoconferência devido à pandemia do novo coronavirus.
Prevenção e controle de diabetes
O plenário também aprovou por unanimidade o PLO nº 25/2020, de autoria da vereadora Regiane Severino (MDB), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Penha a “Semana da Conscientização, Prevenção e Controle de Diabetes”, a ser comemorada anualmente no mês de novembro.
O objetivo é apoiar, informar e conscientizar a população acerca da doença, sensibilizando os setores da sociedade para a importância da prevenção e acompanhamento da diabetes.
Coronavirus
Os vereadores deliberaram ainda sobre o projeto nº 48/2020, de autoria do vereador Jesuel Capela (PSDB), que obriga agências bancárias, mercados e supermercados a realizarem a medição de temperatura de seus funcionários e clientes, além de disponibilizarem álcool em gel, permitindo apenas a entrada de pessoas com máscaras – medidas com o intuído de minimizar a proliferação da covid-19. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Subcontratação em obras públicas
Por cinco votos a quatro, o parecer contrário ao PLO n° 21/2020, da Comissão de Justiça e Redação, foi rejeitado. Com isso, o projeto de autoria do vereador Luiz Américo Pereira (PSDB), que estabelece normas sobre a subcontratação de obras e serviços no âmbito do município de Penha, segue tramitando nas comissões legislativas.
Foto: Agência Senado
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais