Legislativo aprova a criação da Fundação Cultural

CVP 14/2020
Na segunda-feira (2) a Câmara de Vereadores de Penha aprovou a criação da “Fundação Municipal Cultural de Penha”, conforme o projeto substitutivo nº 01/2020 ao Projeto de Lei Complementar nº 10/2019 do Executivo.
Com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira e disciplinar, a entidade será responsável pela gestão das políticas públicas de cultura, incentivando, difundindo e promovendo o desenvolvimento da cultura e da arte no município, administrando o patrimônio cultural e artístico de Penha.
A Fundação será composta pelo Conselho Municipal de Cultura, pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e ainda pela Superintendência de Cultura, sendo que as três entidades serão responsáveis pelo cumprimento dos objetivos do órgão criado, através da criação e manutenção de bibliotecas, galerias de arte e museus, escolas de arte e unidades culturais, além de promover a realização de cursos, palestras, exposições, fomentando e desenvolvendo pesquisas no setor de cultura.
Os vereadores discutiram e aprovaram por unanimidade o projeto durante a 7ª Reunião Ordinária do Legislativo Penhense, atendendo uma demanda que há vários anos era pleiteada por agentes culturais e artistas do município.
O projeto, que havia sido inicialmente encaminhado para o Legislativo Penhense no ano passado, cria apenas dois cargos para a Fundação Cultural: o de superintendente e o de diretor administrativo.
Medicamentos
Ainda na 7ª Reunião Ordinária os vereadores discutiram e votaram o projeto que regulamenta o fornecimento de medicamentos (na rede pública de saúde do município) mediante apresentação de receitas prescritas por médicos particulares. O PLO nº 4/2020, de autoria do vereador Maurício Brockveld (Pros), foi aprovado por unanimidade.
Moção de aplausos
Os dirigentes dos blocos do carnaval de 2020 ganharam o reconhecimento da Câmara de Vereadores de Penha durante a 7ª Reunião Ordinária. O Bloco dos Sujos de Armação do Itapocoroy, a Associação Afro-cultural Renovo, o bloco Raizeira, da Praia Grande e o Coletivo Mulheres do Brasil em Ação – CMBA foram homenageados com a moção de aplausos nº 03/2020, de autoria do vereador Jesuel Capela (PSDB).
Representantes dos quatro grupos prestigiaram os trabalhos do Legislativo e receberam a manifestação de reconhecimento pelo belíssimo trabalho desenvolvimento durante as festividades de carnaval.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de apelo
Resumo da 25ª Reunião Ordinária 07/07/2025
08 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais