Lei altera a comemoração do Dia da Consciência Negra em Penha

CVP 70/2019
O dia 20 de novembro de 2019 agora será oficialmente o Dia da Consciência Negra no município de Penha. Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou na segunda-feira (16), durante a 33ª Reunião Ordinária, o projeto nº 60/2019, que altera a lei nº 2562/2012 (lei que instituiu a comemoração no dia 26 de dezembro, dia de Nossa Senhora do Rosário).
O projeto foi apresentado pelo vereador, e presidente da casa, Everaldo Dal Posso (MDB), a pedido da Associação Afro-Cultural Renovo. Em solicitação formal ao Legislativo Penhense, a entidade ressaltou que o dia 26 de dezembro é uma data que remete ao “Natal dos Pretos” e a uma memória de dominação de um povo, pois era o único dia do ano em que os “senhores”, no período da escravidão, permitiam descanso aos negros escravizados.
Kit Pescador
Outro destaque do início da semana foi a aprovação do PLO nº 27/2019, do Executivo, que autoriza a implantação do programa de auxílio ao pescador artesanal, que realizará a doação do “Kit Pescador”. Este ano o kit terá oito itens: par de botas; conjunto oleado contendo uma calça e uma blusa; um boné; uma camiseta; uma estiva; um protetor solar; um colete salva-vidas e uma lata de tinta antiincrustante.
Outros projetos
O Legislativo Penhense aprovou também o projeto de lei que regulamenta o Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes no município. O PLO nº 34/2019 regulariza o Abrigo de Acolhimento Municipal “Anjo Gabriel”, que já funciona no município, visando garantir o acolhimento e a proteção a crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, em situação de risco social.
Também foi discutido o reconhecimento de dívida não empenhada e não paga no exercício de 2016, no valor de R$ 2,2 mil, com uma empresa de material médico-hospitalar. O projeto nº 12/2019 foi aprovado por unanimidade.
Outro projeto aprovado foi o PLO nº 30/2019, do Executivo, que autoriza o recebimento em doação de uma área de terra referente à Rua Reinaldo Amaro Silva, no bairro Santa Lídia. A área já é utilizada como rua pelo município e já havia sido doada verbalmente, sendo necessária a autorização legislativa para a regularização.
Reconhecimento
O Legislativo Penhense prestou homenagem ao senhor Ludgero Francisco Figueredo que comemorou 77 anos de vida no dia 9 de setembro. A moção de aplausos nº 40/2019, de autoria do vereador Everaldo Dal Posso, reconhece seu Udo, como é conhecido em toda a comunidade penhense, tabelião no município há 52 anos, período que vem prestando relevantes serviços ao povo de Penha.
A reunião ordinária não contou com a presença das vereadoras Maria Juraci Alexandrino (MDB) e Regiane Severino (MDB) que estavam representando o Legislativo Penhense na solenidade de instalação da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.
O vereador Silas Antonietti (PSD) também não se fez presente por motivos pessoais.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais