Reunião define negociações sobre projeto de marina no costão da Praia Alegre

23 de agosto de 2019
Reunião define negociações sobre projeto de marina no costão da Praia Alegre

CVP 66/2019

O governo municipal e o Poder Legislativo serão apresentados ao plano de negócios e aos investidores do projeto de construção da Marina Penha & Resort para que as negociações acerca do empreendimento possam continuar. Este foi o resultado da reunião realizada na tarde de sexta-feira (23) na Câmara de Vereadores de Penha, na sala das comissões, com representantes da administração municipal, parlamentares e empresários que pretendem construir uma marina na área do costão da Praia Alegre – segundo os responsáveis pelo projeto, um investimento superior a R$ 200 milhões e que deve gerar direta e indiretamente mais de dois mil empregos.

André Lobo Douat, diretor da Refugio Del Rey SA (empresa proprietária de parte do terreno onde se pretende construir o empreendimento), Wesley Portela, da WS Empreendimentos e Roberto Correa Jr, representando investidores do projeto, estiveram frente a frente com o prefeito Aquiles da Costa (MDB), com o secretário de governo Luiz Eduardo Bueno, com o presidente do Legislativo Penhense, Everaldo Dal Posso (MDB) e com os vereadores Joaquim Costa Jr (PP), Maria Juraci Alexandrino (MDB), Maurício da Costa (MDB), Luiz Américo Pereira (PSDB), Antônio Cordeiro Filho (DEM) e Isac da Costa (PR).

O prefeito Aquiles afirma que o decreto municipal de 2017, que tornou a área de utilidade pública, não representa de fato um entrave nas negociações para a realização do projeto. “Revogar o decreto é muito simples. Ocorre que estamos falando de uma área no centro da cidade, sendo que 27 mil metros quadrados é aterro em área de marinha, ou seja, não possui registro de imóvel, RIP, e não é legalizada junto a SPU”, esclarece o chefe do Executivo Municipal.

Através da procuradoria do município, Aquiles vem buscando a regularização dessa área de marinha (que foi aterrada há várias décadas) requerendo para o município a área que pertence à União, a princípio para construir um centro de eventos. Segundo o prefeito, na prática, retirar o decreto de utilidade pública representaria para o município abrir mão de quase metade da área onde os investidores pretendem construir a marina.  “Antes de tudo, queremos ver o plano de negócio e saber quem de fato são os investidores para que eles nos convençam que esse investimento será realizado. Aí é que está o grande ‘x’ da questão. Queremos que eles formalizem uma carta de intenção para que possamos ver juridicamente a questão dessa área, pois é uma área do povo”, conclui Aquiles.

O presidente do Legislativo considera que a reunião foi muito produtiva e serviu para esclarecer algumas dúvidas sobre o empreendimento. “A intenção da Câmara de Vereadores é fazer que o município prospere, sempre buscando soluções, de acordo com a lei e em prol do povo penhense”, frisa Dal Posso.

Investidores

Roberto Correa Jr afirma que o grupo de investidores está disposto a trazer o investimento e que respeita o posicionamento do prefeito. “Nós compreendemos que ele quer conhecer os investidores para saber de onde está vindo o dinheiro. Quem está trazendo o investimento é a empresa WS, mas se o prefeito quer o nome dos parceiros nós não vemos nenhum problema”, considera.

Wesley Portela afirma que só o projeto no papel, que envolve uma área construída de 100 mil metros quadrados, já custou mais de R$ 1,5 milhão. “Esse valor expressivo já foi gasto só no projeto. Isso prova que esperamos de fato realizar esse investimento aqui em Penha”, ressalta.

Diretor da Refugio Del Rey SA, empresa proprietária de parte da área, André Douat explica que o terreno foi adquirido há vários anos em um leilão (massa falida da Cia. de Pesca Krause) e reconhece que de fato seu intuito é resolver os trâmites documentais do terreno para que ele possa ser revendido para os investidores. “É para isso que necessitamos a revogação do decreto de utilidade pública”.

Tribuna

O projeto teve repercussão na semana passada, quando representantes dos investidores utilizaram a Tribuna Cidadã, na Câmara de Vereadores, para apresentar à comunidade penhense e ao Poder Legislativo o empreendimento.

Confira como foi a apresentação do projeto aqui.