Sete projetos foram aprovados pelo Legislativo Penhense

CVP 54/2019
Sete projetos foram discutidos e aprovados durante a 24ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (1). Dentre eles, cinco tratam de regulamentações dentro do próprio Legislativo Penhense.
Um dos destaques foi o projeto de resolução nº 11/2019, de autoria da Mesa Diretora, que regulamenta a Procuradoria Especial da Mulher (PEM), criada no âmbito da Câmara de Vereadores de Penha. Embora tenha sido instalada em 2017, o órgão carecia de regulamentações sobre seu funcionamento, estabelecendo as competências de cada membro, bem como da formalização de suas atividades.
O projeto de lei complementar nº 03/2019, também da Mesa Diretora, altera a Lei Complementar nº 96/2015 que estabelece a forma das gratificações por função relacionadas às comissões permanentes do Legislativo Penhense. Alteração realizada para atender as orientações do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC).
Outra alteração importante se deu com a aprovação no projeto de resolução nº 7/2019 que estabelece a adoção do Pregão como modalidade de licitação no âmbito do Legislativo Penhense.
Por sua vez, o projeto de resolução nº 8/2019 altera a resolução nº 5/2013 que criou a Comissão Permanente de Licitação na CVP. Outra comissão cujo funcionamento foi alterado, seguindo as orientações do TCE, foi a Comissão Permanente de Patrimônio. O projeto de resolução nº 9/2019, da Mesa Diretora, altera o artigo 55 da resolução nº 38/2017 que cria esta comissão e disciplina os procedimentos para reavaliação, redução ao valor recuperável, depreciação e amortização dos bens móveis sob a responsabilidade e guarda do Legislativo Municipal.
Ponte na Santa Lídia
Os vereadores também aprovaram por unanimidade o PLO nº 17/2019, de autoria do Executivo, que denomina oficialmente de ponte Francisco Balbino Gonçalves a travessia em galeria na rua Gervásio João Felício, que fica no bairro Santa Lídia.
O ato presta homenagem ao agricultor falecido em 12 de setembro do ano de 2012. Francisco Balbino Gonçalves deixou esposa e três filhos.
Servente de merendeira
A adequação da nomenclatura do cargo de servente merendeira foi aprovada pelo Legislativo Penhense. O projeto de lei complementar nº 7/2019, do Executivo, faz a adequação da nomenclatura com as atividades desenvolvidas pelas merendeiras na rede municipal de ensino. Estas profissionais realizam o importante trabalho com as tarefas de limpeza e conservação das instalações e equipamentos das escolas e centros de educação infantil, preparando e servindo diariamente as refeições aos alunos penhenses.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha realiza solenidade para entrega de Título de Cidadão Honorário
Decreto legislativo que homenageia Ivan Naatz teve apoio de todos os vereadores
09 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de apelo
Resumo da 25ª Reunião Ordinária 07/07/2025
08 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais