Parecer contrário ao projeto que autoriza desligamento da rede pública de água é derrubado

Com apoio de nove vereadores, a Câmara de Penha derrubou o parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final ao projeto que dispõe sobre o direito ao desligamento da rede pública no município. O PLO nº 39/2019, de autoria do vereador Antônio Cordeiro Filho (DEM), segue para análise da comissão de Assuntos Gerais.
A votação ocorreu na segunda-feira (24), durante a 23ª Reunião Ordinária, com a ausência da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB) que estava representando a Procuradoria Especial da Mulher em evento no município de Camboriú.
De acordo com o projeto, cidadãos que tenham poços artesianos ou “ponteiras” em suas propriedades poderão requerer o desligamento da rede pública de tratamento e distribuição de água, gerida pela concessionária Águas de Penha. O desligamento definitivo se daria mediante a comprovação de potabilidade da água disponível na propriedade.
Suplementação de R$ 1,67 milhões
Na 23ª Reunião Ordinária os vereadores aprovaram a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 1,67 milhão para o Executivo, sendo favoráveis por unanimidade ao PLO nº 21/2019. De acordo com a prefeitura, a suplementação utilizará parte de dotações orçamentárias que não estão comprometidas no exercício de 2019 com a finalidade de suplementar a dotação do Fundo Municipal de Turismo, Secretaria de Governo, Secretaria de Educação e Cultura para o Departamento de Cultura e Secretaria de Serviços Urbanos para o Departamento Operacional.
Moções de aplausos
O Legislativo Penhense também concedeu duas moções de aplauso na segunda-feira (24). A primeira foi para a equipe de futsal feminino da Escola Estadual Básica Edith Prates Gonçalves, que obtiveram a terceira colocação no Campeonato Microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina. A moção nº 25/2019 foi proposta pelo vereador Maurício Brockveld (PROS).
O major Carlos Alberto Mafra Junior também recebeu das mãos do presidente do Legislativo Penhense, Everaldo Dal Posso (MDB), uma moção de aplausos pelos serviços prestados à comunidade enquanto comandante da Polícia Militar no município e pela recente promoção que recebeu, passando da patente de capitão para a patente de major. A moção nº 26/2019 foi de iniciativa conjunta dos parlamentares.
Major Mafra prestigiou a reunião ordinária juntamente com o tenente Bruno Monteiro, novo comandante da PM em Penha. “Eu quero agradecer o apoio dos vereadores durante esses quase quatro anos trabalhando aqui no comando de Penha. Tenho que agradecer ao meu efetivo pela confiança ao longo deste tempo e desejar sucesso ao Tenente Monteiro que assume agora a Polícia Militar na cidade. No que puder ajuda-los estarei sempre à disposição no município de Navegantes”, destacou o major Mafra.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha realiza solenidade para entrega de Título de Cidadão Honorário
Decreto legislativo que homenageia Ivan Naatz teve apoio de todos os vereadores
09 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de apelo
Resumo da 25ª Reunião Ordinária 07/07/2025
08 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais