Resumo da 13ª Reunião Ordinária

CVP 30/2019
Um veto, um projeto de lei e uma moção foram aprovados na 13ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (15). O prefeito Aquiles da Costa (MDB) apresentou ao Legislativo Penhense um veto ao projeto (PLO nº 3/2019) do vereador Isac Hamilton da Costa (PR) que trata da inserção do nome do autor dos projetos nas leis do município. O chefe do poder executivo negou sancionar a lei aprovada pela CVP, alegando que o projeto fere o princípio constitucional da impessoalidade. O veto foi aprovado por unanimidade.
Em seguida, os vereadores iniciaram a discussão sobre o veto ao PLO nº 14/2019, de autoria do vereador Silas Antonietti (PSD), que dispõe sobre a “gravação em áudio e vídeo dos processos licitatórios dos poderes Legislativo e Executivo, bem como a sua transmissão ao vivo pela internet”. No entanto a votação não prosseguiu devido ao pedido de vistas do vereador Maurício Brockveld (PROS), que conseguiu o aval do plenário para analisar por mais tempo as implicações do texto apresentado no veto.
De autoria da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB), o projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) nos estabelecimentos de acesso ao público foi aprovado por unanimidade. Agora a proposta segue para a sanção do prefeito. O PLO nº 25/2019 determina que bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, motéis, eventos e show, transporte coletivo, salões de beleza, casas de massagem, saunas, academias de ginástica, mercados, feiras, shoppings de verão de qualquer porte e demais estabelecimentos de venda de produtos ao consumidor final exponham placas com os dizeres: “Violência, abuso e exploração sexual contra a mulher é crime. Denuncie - Disque 180”.
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final apresentou parecer contrário ao PLO nº 27/2019, da vereadora Regiane Severino (MDB), que “Dispõe sobre a presença efetiva no âmbito escolar, o enfrentamento de situações emergenciais e/ou desastres a partir da comunicação escolar”. O parecer não chegou a ser discutido e votado porque a autora retirou o projeto.
Moção
A Empresa Pet Park recebeu uma moção de aplausos (moção nº 12/2019) do Legislativo Penhense, aprovada por unanimidade. De autoria do vereador Jesuel Capela (PSDB), a moção externa congratulações pela iniciativa da empresa que desenvolveu um projeto que promove o descarte ecológico.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha realiza solenidade para entrega de Título de Cidadão Honorário
Decreto legislativo que homenageia Ivan Naatz teve apoio de todos os vereadores
09 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de apelo
Resumo da 25ª Reunião Ordinária 07/07/2025
08 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais