Câmara aprova parcelamento de ITBI e de dívidas de programa habitacional

CVP 28/2019
Dois projetos, duas emendas modificativas, um parecer contrário e uma moção de aplausos foram aprovados durante a 12ª Reunião Ordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Penha na segunda-feira (8).
Por unanimidade, o plenário aprovou o projeto de lei ordinária nº 44/2018, de autoria do Executivo, que autoriza, em caráter excepcional, a concessão de parcelamentos de débitos decorrentes do programa de financiamento de habitação “Viva Casa”. Em 1995, o município aderiu ao programa da Companhia de Habitação de Santa Catarina para construir 20 unidades habitacionais destinadas a famílias carentes. De acordo com avaliação da Secretaria de Assistência Social, o município ainda possui créditos a receber superiores a R$ 500 mil. Com sua aprovação, os mutuários terão oportunidade de regularizar seus débitos com o município.
O projeto foi aprovado com uma emenda modificativa da Comissão Legislativa Permanente de Constituição, Justiça e Redação Final que estabelece o prazo de 90 dias para a formalização do pedido de ingresso no parcelamento por parte dos mutuários devedores.
Parcelamento do ITBI
O plenário aprovou por unanimidade um projeto que trata do parcelamento do Imposto Sobre a Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI). O Projeto de Lei Complementar nº 01/2019, de autoria do vereador Luiz Américo Pereira foi discutido e aprovado por unanimidade, alterando a Lei Complementar nº 13/2009. No entanto, a Comissão de Assuntos Gerais apresentou uma emenda modificativa ao projeto, esta aprovada por seis votos favoráveis e três contrários, explicitando a regulamentação do parcelamento do imposto em até 12 vezes.
Moção de aplausos
Por iniciativa do vereador e presidente do Legislativo Penhense, Everaldo Dal Posso (MDB), a empresa Lunã – Delícias Caseiras – recebeu da Câmara de Vereadores uma moção de aplausos (nº 10/2019) pelos 28 anos de história no município.
Os proprietários da empresa, André Roberto Pereira e Gilmara Pinto Pereira, juntamente com os funcionários, receberam o reconhecimento do Legislativo Penhense pelo destaque empresarial ao longo de quase três décadas. A empresa mantém mais de 50 empregos e produz diariamente duas toneladas (6 mil pacotes de doces).
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha realiza solenidade para entrega de Título de Cidadão Honorário
Decreto legislativo que homenageia Ivan Naatz teve apoio de todos os vereadores
09 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova quatro projetos e uma moção de apelo
Resumo da 25ª Reunião Ordinária 07/07/2025
08 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais