Encontro em defesa dos direitos da mulher lota auditório do Legislativo Penhense
CVP 24/2019
O 1º Encontro em Defesa dos Direitos da Mulher lotou o auditório da Câmara de Vereadores de Penha na quinta-feira (28). Cerca de 150 pessoas, entre empreendedoras, profissionais da área pública e privada, donas de casa e estudantes se fizeram presentes e acompanharam as falas de diversas mulheres, das mais diversas áreas, discutindo três eixos temáticos: segurança, trabalho e renda.
Promovido pela Procuradoria Especial da Mulher, órgão do Legislativo Penhense, o encontro foi mediado pela master coach Muri Rocha, com a participação da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC); Ada de Luca, deputada estadual (MDB); Capitão Carlos Alberto Mafra Junior, comandante da Polícia Militar de Penha; 1º Tenente Thiago José de Almeida, representando a Rede Catarina/PM; Maria Augusta Tonioli, juíza substituta da 2ª Vara Cível de Balneário Piçarras; Patrícia Isabel dos Santos, assistente social, coordenadora do CREAS de Penha e presidente do Conselho Municipal da Mulher; a médica Rosaura Rodrigues, representando o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, que é vereadora no município de Porto Belo – SC; Cleci Veronezi (MDB), prefeita de Rancho Queimado/SC; Aretuza Larroyd, da coordenadoria estadual da mulher; a professora Regina de Jesus Almeida, de Itajaí, integrante da União Brasileira de Mulheres e secretária da Associação Grupo Mariama e Luciana Rocha Negreiros, diretora estadual do Trabalho, Emprego e Renda.
A abertura do evento foi feita por Maria Juraci Alexandrino (MDB), procuradora especial da mulher, acompanhada da procuradora adjunta, vereadora Regiane Severino (MDB) e também do presidente do Legislativo Penhense, Everaldo Dal Posso (MDB).
Maria Juraci agradeceu a presença do público e das participantes que contribuíram com suas falas: “São pessoas que realmente fazem a diferença. Nós trabalhamos em rede e é dessa forma que a gente vai conseguir fazer com que o nosso povo seja feliz”, ressaltou.
Muri Rocha considera muito importante os esforços das mulheres na luta por direitos, e para isso é fundamental tomar consciência do seu próprio potencial. “Quando a gente sabe no que a gente é boa, no que que a gente tem habilidade, reconhecer os nossos talentos, isso favorece para que a gente consiga se fortalecer e assim se posicionar no mundo”, ressalta a master coach.
Carmen Zanotto considera que a criação de procuradorias da mulher nas câmaras de vereadores é muito importante. “Santa Catarina só tem cinco procuradorias efetivamente implantadas. Precisamos avançar muito nesse tema, pois é mais um espaço de acolhimento para as mulheres. São passos pequenos, mas são passos concretos que precisam se consolidar”, considera a deputada.
A Procuradoria Especial da Mulher foi criada no âmbito do Legislativo Penhense em 2017 e é uma das pioneiras do sul do país.
Vídeo: https://youtu.be/sy1vh_cc7Dk
Fotos: http://www.cvp.sc.gov.br/foto/265
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais -
Câmara de Penha aprova projeto que institui a Escola Legislativa Popular
Resumo da 41ª Reunião Ordinária 11/11/2024
12 de novembro de 2024 ver mais