Resumo da 9ª Reunião Ordinária

CVP 19/2019
Dois projetos de lei foram aprovados durante a 9ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na noite de segunda-feira (18). Em discussão e votação única, o plenário aprovou o projeto de lei ordinária nº 12/2019, de autoria do vereador Maurício Brockveld (PROS), que trata da instalação de equipamentos eliminadores de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água no município. O projeto, que segue agora para a sanção do prefeito, determina que a empresa concessionária de serviço de abastecimento de água (Águas de Penha) deverá instalar, por solicitação do consumidor, o equipamento que antecede o hidrômetro do imóvel, sendo as despesas com a aquisição e instalação custeadas pela própria empresa.
O autor do projeto explica que o procedimento evitará que os consumidores sejam lesados, pagando por algo que não consumiram, uma vez que os hidrômetros não distinguem a diferença entre o ar e a água. Todos os vereadores presentes votaram a favor do projeto. Ausentes os vereadores Jesuel Capela (PSDB) e Maria Juraci Alexandrino (MDB).
Os parlamentares também discutiram e votaram o projeto de lei nº 14/2019, apresentado pelo vereador Silas Antonietti (PSD), que determina que as licitações realizadas pelos poderes públicos municipais (executivo e legislativo) sejam gravadas em áudio e vídeo e transmitidas ao vivo pela internet. O projeto foi aprovado por seis votos a dois (Ausentes os vereadores Jesuel e Maria Juraci).
Maurício da Costa e Regiane Severino, ambos do MDB, manifestaram o voto contrário seguindo o parecer jurídico da casa, que apontou vício de iniciativa do projeto, conforme o artigo 46 da Lei Orgânica Municipal.
O último assunto a ser tratado na 9ª Reunião Ordinária foi um pedido da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. O requerimento nº 18/2019 solicitou autorização do plenário para a prorrogação do prazo de análise e emissão de parecer do projeto de lei nº 04/2018 que “Regulamenta as atividades náuticas de lazer na zona costeira e nas águas interiores do município”, proposta de autoria do vereador e presidente do Legislativo Penhense, Everaldo Dal Posso (MDB).
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha realiza o 1º Seminário Interno
Evento foi promovido pela Escola Legislativa Popular com os servidores da Casa
10 de julho de 2025 ver mais -
Solenidade celebra os 67 anos de emancipação de Penha
Evento será realizado pela Câmara de Vereadores na próxima terça-feira (15)
10 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha realiza solenidade para entrega de Título de Cidadão Honorário
Decreto legislativo que homenageia Ivan Naatz teve apoio de todos os vereadores
09 de julho de 2025 ver mais