Vereadores aprovam lei que cria conselho, fundo municipal e reestrutura a Defesa Civil

CVP 04/2019
O Legislativo Penhense aprovou por unanimidade o projeto de reestruturação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que institui o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e que ainda cria o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil. O Projeto de Lei Complementar nº 06/2017, do Executivo, foi discutido e votado na segunda-feira (4), durante a 3ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha.
De acordo com a justificativa do projeto, a reestruturação do órgão da municipalidade busca a efetivação dos serviços de proteção à população em situações de emergência, desastre e de calamidade pública.
O Conselho Municipal irá discutir, propor, acompanhar e fiscalizar as ações da Política Municipal de Proteção e Defesa Civil e acompanhar a execução dos recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Revisão geral anual
O segundo projeto discutido e votado pelos parlamentares penhenses trata da revisão geral anual dos servidores e agentes políticos do Legislativo Penhense. A revisão, no percentual de 3,43%, é referente ao período de janeiro de 2018 a dezembro de 2018, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), passando a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2019. Além da revisão geral anual, os servidores efetivos e comissionados da casa receberão um aumento real de salário no percentual de 5,57%.
O projeto foi aprovado com o voto favorável de nove vereadores, com a abstenção do vereador Luiz Américo Pereira (PSDB).
Moção de aplausos
Outro item discutido e votado na ordem do dia foi da 3ª Reunião Ordinária foi a moção nº 3/2019, de autoria do vereador Jesuel Francisco Capela (PSDB), aprovada por unanimidade. A coordenadora do Projeto Brasil Esperança, Alice Regina Barbetta e o senhor José Carlos Francelino receberam a moção de aplausos do Legislativo Penhense pelos serviços prestados aos cidadãos penhenses.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha realiza o 1º Seminário Interno
Evento foi promovido pela Escola Legislativa Popular com os servidores da Casa
10 de julho de 2025 ver mais -
Solenidade celebra os 67 anos de emancipação de Penha
Evento será realizado pela Câmara de Vereadores na próxima terça-feira (15)
10 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha realiza solenidade para entrega de Título de Cidadão Honorário
Decreto legislativo que homenageia Ivan Naatz teve apoio de todos os vereadores
09 de julho de 2025 ver mais