Fórum reúne mulheres empreendedoras da região
CVP 101/2018
Palestras, bate-papo, rodada de negócios, troca de experiências. Essa foi a dinâmica do 1º Fórum da Mulher Empreendedora realizado durante toda a tarde de quarta-feira (5) no auditório da Câmara de Vereadores de Penha. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher, órgão instituído no âmbito do Legislativo Penhense, em parceria com a coach Muri Rocha.
A abertura do evento foi feita pela vereadora Regiane Aparecida Severino (MDB), procuradora especial da mulher, juntamente com a vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB), subprocuradora. A abertura também contou com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Max Bastos.
Janete Krueger, empresária do ramo da arquitetura, falou sobre Empreendedorismo em Rede e também compartilhou com o público presente a sua experiência como fundadora do Clube da Madame Fifi, grupo formado justamente para reunir mulheres e fomentar o empreendedorismo.
Logo em seguida, em um painel de negócios, várias empreendedoras tiveram a oportunidade de contar as suas experiências. A ex-primeira-dama do município, senhora Maria Vitória da Costa (esposa do ex-prefeito Arão Domingos da Costa), contou sobre os desafios de gerenciar o hotel que inaugurou com o marido no ano de 1960, em Armação.
A empresária Tamara Muniz, proprietária da loja Nina Muniz Acessórios, também relatou a sua experiência de desvincular-se do negócio do esposo, que também é comerciante, para construir o próprio negócio e buscar a sua independência financeira, além da realização pessoal e profissional.
Outra participação importante foi da senhora Silvana Costa, esposa do vereador Joaquim Costa Jr (PP), que compartilhou a sua experiência ao montar uma pousada sustentável, construída a partir da reutilização de contêineres.
A organização e programação do evento contou com a parceria da coach Muri Rocha que, em sua palestra, falou sobre “Mulheres Empreendedoras e o Desafio de Liderar Pessoas”. Logo em seguida, Muri propôs uma dinâmica para que todas as mulheres presentes se conhecessem, trocassem cartões de visitas e falassem de seus respectivos negócios. “Acredito que o Fórum foi o início do reconhecimento do papel das empreendedoras para a cidade de Penha. Indo muito além do sustento de suas famílias, mas no desenvolvimento da cidade”, considera a coach.
Após o intervalo, a última palestra do Fórum trouxe o tema “Tudo que você precisa saber sobre MEI”, com a assessora da Casa do Empreendedor SEBRAE, Tamara Legarrea. Logo em seguida, caminhando para o encerramento, o evento contou com uma rodada de negócios, conduzida por Muri Rocha.
Procuradoria Especial da Mulher
A procuradora especial da mulher considera que o resultado do Fórum foi excelente. “O evento possibilitou a união entre empreendedoras de Penha e da nossa região, mulheres que não se conheciam e divulgaram ali os seus negócios, expondo os seus anseios, e isso é muito importante pois elas movimentam a economia do nosso município”, considera Regiane.
O 1º Fórum da Mulher Empreendedora também marca o encerramento das atividades da Procuradoria Especial da Mulher em 2018. “A Procuradoria é um órgão muito importante, não só para a mulher vítima de violência, mas também para que possamos juntas fomentar o empoderamento feminino, seja no trabalho, no empreendedorismo ou na política. Enfim, que possamos encontrar o nosso espaço em todos os segmentos da sociedade”, conclui a procuradora.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais -
Câmara de Penha aprova projeto que institui a Escola Legislativa Popular
Resumo da 41ª Reunião Ordinária 11/11/2024
12 de novembro de 2024 ver mais