Diretor de Cultura apresenta ações da pasta na Tribuna Cidadã

CVP 88/2018
O diretor do Departamento de Cultura do município de Penha, Eduardo João de Souza, popularmente conhecido como Bajara, foi um dos destaques da 38ª Reunião Ordinária do Legislativo Penhense, realizada na segunda-feira (22). Bajara solicitou o espaço da Tribuna Cidadã para apresentar aos vereadores e para a comunidade um relatório das ações realizadas pelo departamento, que é um órgão ligado à Secretaria Municipal da Educação e Cultura.
O diretor considera que a valorização da cultura açoriana em Penha tem trazido uma série de benefícios para a cultura local, a partir do reconhecimento da festa do Divino Espírito Santo, do grupo de foliões da Festa do Divino, das festas de São João e de São Pedro, da festa do Mastro de São Sebastião e também da “Concertada” (Bebida típica da localidade) como patrimônios culturais imateriais do município.
Bajara também ressaltou a importância da participação de Penha no Congresso Internacional da Presença Açoriana em Santa Catarina realizado em abril deste ano em Florianópolis, com a presença de pesquisadores catarinenses, de Portugal, dos Açores e da Espanha. “Isso resultou que fomos escolhidos para sediar a 26ª edição da Açor - Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina - que será realizada no ano que vem”, comemora o diretor de Cultura.
Outro assunto abordado por Bajara diz respeito à restauração da Capela de São João Batista, uma das mais antigas do estado. “Representantes da Fundação Catarinense de Cultura realizaram visitas técnicas e nós conseguimos montar um termo de referência para a elaboração de um processo licitatório para a elaboração de um projeto de restauração. É um caminho árduo, mas passo a passo a gente vai chegar lá”, conclui.
Moção de aplausos
Na ordem do dia, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade a moção de aplausos nº 25/2018, de autoria da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB), que presta uma homenagem ao escritor Laerte Sílvio Tavares, que tomou posse da cadeira 16 da Academia Catarinense de Letras. Laerte foi morador do município de Penha e é neto do saudoso Antônio Joaquim Tavares.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Instituto Beto Carrero recebe Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Penha
Resumo da 34ª Reunião Ordinária – 08/09/2025
09 de setembro de 2025 ver mais -
Câmara de Penha aprova PPA para o período de 2026 a 2029
Plano plurianual recebeu 19 emendas aditivas e uma modificativa
02 de setembro de 2025 ver mais -
Vereadores e servidores da Câmara de Penha participam de curso sobre assédio moral e violência política
Capacitação abordou temas sensíveis e essenciais para o ambiente institucional e político
29 de agosto de 2025 ver mais