Câmara aprova criação do Fundo Municipal do Idoso
CVP 70/2018
A Câmara de Vereadores de Penha aprovou na segunda-feira (27) a criação do Fundo Municipal do Idoso no município de Penha, durante a 30ª Reunião Ordinária. O PLO nº 22/2018, de autoria do Executivo (contando com o apoio unânime do plenário), cria o fundo como instrumento de captação, repasse e aplicação de recursos destinados a propiciar suporte financeiro para a implantação, manutenção e desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações voltadas aos idosos penhenses.
Vinculado à Secretaria de Assistência Social, o Fundo Municipal do Idoso terá sua destinação liberada por meio de projetos, programas e atividades previstas no plano de ação, mediante a aprovação do Conselho Municipal do Idoso.
Os vereadores também aprovaram por unanimidade a instituição da “Política Municipal de Educação Ambiental”, proposta pelo vereador Luiz Américo Pereira, o Luizinho (PSDB), que apresentou o PLO nº 41/2018. De acordo com a proposta, fica instituída na educação infantil e ensino fundamental da rede municipal o “ensino contínuo de conteúdos nas diversas disciplinas e a implementação de programas de Educação Ambiental”.
O terceiro projeto aprovado na 30ª Reunião Ordinária, de autoria do vereador Everaldo Dal Posso, o Italiano (MDB), foi o PLO nº 43/2018, que denomina de rua “Saracura” a rua nº 12 do Núcleo Residencial Jardim dos Navegantes, no Bairro de Santa Lídia.
Aborto
O último projeto a ser discutido e votado na noite de segunda-feira (27) foi o PLO nº 45/2018, também de autoria do vereador Luizinho. A proposta aprovada institui a “Campanha permanente de conscientização contra o aborto”. Desta forma, o município deverá empreender medidas visando estimular ações de incentivo à vida e outros procedimentos que levem à sua reflexão, bem como informar a população sobre a legislação brasileira que criminaliza a prática do aborto (a não ser em caso de risco para a saúde da mãe, estupro ou em caso de fetos com anencefalia). A proposta foi aprovada por unanimidade.
Moções de pesar
Duas moções de pesar, assinadas por todos os vereadores, foram encaminhados pelo Legislativo Penhense. A primeira para os familiares do deputado estadual Aldo Schneider (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que faleceu no dia 19 de agosto. A segunda moção de pesar encaminhada foi para a família do ex-presidente do Legislativo Penhense, senhor Amadeo Cipriano Custódio, que faleceu no dia 27 de agosto, aos 89 anos.
A vereadora Regiane Severino (MDB) e Antônio Cordeiro Filho (DEM) não se fizeram presentes na 30ª Reunião Ordinária, ambos por motivos de saúde.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Univali recebe moção de aplausos da Câmara de Penha
E ainda: Associação é declarada de utilidade pública na 43ª reunião ordinária
26 de novembro de 2024 ver mais -
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais