Câmara presta homenagem a pessoas que fizeram parte da história do Legislativo Penhense
CVP 61/2018
Em seis décadas de emancipação política, muitas pessoas contribuíram com a história do município de Penha e com o parlamento penhense. Por isso, em reunião solene realizada na segunda-feira (16) no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, a Câmara de Vereadores prestou homenagem a cinco pessoas que fizeram parte da trajetória do Legislativo, ao longo de 15 legislaturas, em um evento que contou com a presença de diversas autoridades e convidados.
A ex-vereadora Ana Maria Amaro Eyng, o ex-presidente do Legislativo Penhense, Amadeu Cipriano Custódio (representado pelo seu neto, Jefferson Custódio), o ex-prefeito e ex-presidente da casa Arão Domingos da Costa (representado pela esposa Vitória da Costa), Cláudio Bersi de Souza, ex-presidente da casa, escritor e autor do hino do município, e Lorival Jovino Francisco, presidente da CVP em três oportunidades (representado por Marcelo dos Santos Junior) receberam uma placa em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade penhense.
Outro momento importante da solenidade foi a apresentação de um vídeo institucional produzido pela TV Câmara, que conta parte da história do município, emancipado do município de Itajaí em 19 de julho de 1958, e do Legislativo Penhense, instalado em 31 de janeiro de 1959.
A solenidade contou ainda com a participação especial do músico, saxofonista, Marcelo Rita, que executou o hino nacional e o hino do município, Canto de amor à Penha.
Para o presidente do Legislativo Penhense, Isac Hamilton da Costa (PR), a solenidade foi um momento muito especial e uma oportunidade de homenagear pessoas que têm muito valor para a cidade. “Honrar é reconhecer o valor. O que nós procuramos aqui foi reconhecer o valor destas pessoas para o nosso município. Todas estão de parabéns”, frisou Isac.
O prefeito Aquiles da Costa (MDB), que compôs a mesa durante a solenidade, usou a tribuna para parabenizar a iniciativa do Legislativo Penhense e reforçou o convite a toda a população para a programação que comemora os 60 anos do município. “Quero convidá-los todos para o dia 19. Nós temos uma programação extensa com o corte do bolo, ação global, teremos também o show nacional com a banda Rosas de Saron e diversas outras atrações, procurando agradar a todos os públicos e comemorar esse momento tão especial para a nossa cidade”, ressaltou.
Encerrada a solenidade, o presidente da casa, acompanhado pelo prefeito Aquiles, celebraram as seis décadas do município com o tradicional corte do bolo.
Homenageados
Ana Maria Amaro Eyng, vereadora na 10ª Legislatura, de 1997 a 2.000. Foi a primeira vez que o Legislativo Penhense teve a representação feminina. Na última legislatura do século XX, duas mulheres tomavam acento no Legislativo Penhense – juntamente com Ana Maria, também a senhora Maria Isabel Flores de Souza deixou a sua marca no parlamento municipal.
Amadeu Cipriano Custódio foi eleito vereador na 3ª Legislatura, de 1967 a 1970, ocasião em que assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Penha.
Arão Domingos da Costa, vereador durante a 4ª Legislatura, de 1970 a 1974, assumindo a presidência da casa. Em seguida, Arão foi eleito vice-prefeito e assumindo a prefeitura de Penha de 4 de fevereiro de 75 a 31 de janeiro de 1977, sucedendo o prefeito Eugênio Krause.
Cláudio Bersi de Souza foi vereador durante a 2ª Legislatura, de 1963 a 1967, e presidente do Legislativo Penhense. Escritor, publicou diversos livros sobre a história de Penha e região e é o compositor do hino do município – “Canto de amor à Penha”.
Lorival Jovino Francisco foi vereador por cinco mandatos consecutivos, de 1983 a 2004, por três vez foi presidente do Legislativo Penhense, sendo relator da Lei Orgânica Municipal, promulgada em 1990.
26ª Reunião Ordinária
Em função da solenidade, a pauta da 26ª Reunião Ordinária foi sucinta, com a leitura de algumas indicações e do relatório final da CPI que investiga as pendências do município com o INSS. Na ordem do dia foi votado e aprovado um requerimento do presidente Isac da Costa, solicitando o seu afastamento temporário até o dia 6 de agosto deste ano, por motivos de ordem pessoal.
Conforme previsto no Regimento Interno da casa, o Legislativo Penhense entra em recesso parlamentar até o dia 31 de julho. Com isso, a 27ª Reunião Ordinária será realizada no dia 6 de agosto.
Pauta da 26ª Reunião Ordinária
Autor: Victor Miranda/CVP
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Reuniões das comissões permanentes serão transmitidas ao vivo
Câmara de Penha aprova quatro projetos de lei
19 de novembro de 2024 ver mais -
Comissão de Finanças e Orçamento avalia projeto da LOA 2025
Equipe da Prefeitura de Penha estima orçamento de R$ 239 milhões para o próximo ano
18 de novembro de 2024 ver mais -
Câmara de Penha aprova projeto que institui a Escola Legislativa Popular
Resumo da 41ª Reunião Ordinária 11/11/2024
12 de novembro de 2024 ver mais