Câmara presta homenagem a pessoas que fizeram parte da história do Legislativo Penhense

CVP 61/2018
Em seis décadas de emancipação política, muitas pessoas contribuíram com a história do município de Penha e com o parlamento penhense. Por isso, em reunião solene realizada na segunda-feira (16) no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, a Câmara de Vereadores prestou homenagem a cinco pessoas que fizeram parte da trajetória do Legislativo, ao longo de 15 legislaturas, em um evento que contou com a presença de diversas autoridades e convidados.
A ex-vereadora Ana Maria Amaro Eyng, o ex-presidente do Legislativo Penhense, Amadeu Cipriano Custódio (representado pelo seu neto, Jefferson Custódio), o ex-prefeito e ex-presidente da casa Arão Domingos da Costa (representado pela esposa Vitória da Costa), Cláudio Bersi de Souza, ex-presidente da casa, escritor e autor do hino do município, e Lorival Jovino Francisco, presidente da CVP em três oportunidades (representado por Marcelo dos Santos Junior) receberam uma placa em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade penhense.
Outro momento importante da solenidade foi a apresentação de um vídeo institucional produzido pela TV Câmara, que conta parte da história do município, emancipado do município de Itajaí em 19 de julho de 1958, e do Legislativo Penhense, instalado em 31 de janeiro de 1959.
A solenidade contou ainda com a participação especial do músico, saxofonista, Marcelo Rita, que executou o hino nacional e o hino do município, Canto de amor à Penha.
Para o presidente do Legislativo Penhense, Isac Hamilton da Costa (PR), a solenidade foi um momento muito especial e uma oportunidade de homenagear pessoas que têm muito valor para a cidade. “Honrar é reconhecer o valor. O que nós procuramos aqui foi reconhecer o valor destas pessoas para o nosso município. Todas estão de parabéns”, frisou Isac.
O prefeito Aquiles da Costa (MDB), que compôs a mesa durante a solenidade, usou a tribuna para parabenizar a iniciativa do Legislativo Penhense e reforçou o convite a toda a população para a programação que comemora os 60 anos do município. “Quero convidá-los todos para o dia 19. Nós temos uma programação extensa com o corte do bolo, ação global, teremos também o show nacional com a banda Rosas de Saron e diversas outras atrações, procurando agradar a todos os públicos e comemorar esse momento tão especial para a nossa cidade”, ressaltou.
Encerrada a solenidade, o presidente da casa, acompanhado pelo prefeito Aquiles, celebraram as seis décadas do município com o tradicional corte do bolo.
Homenageados
Ana Maria Amaro Eyng, vereadora na 10ª Legislatura, de 1997 a 2.000. Foi a primeira vez que o Legislativo Penhense teve a representação feminina. Na última legislatura do século XX, duas mulheres tomavam acento no Legislativo Penhense – juntamente com Ana Maria, também a senhora Maria Isabel Flores de Souza deixou a sua marca no parlamento municipal.
Amadeu Cipriano Custódio foi eleito vereador na 3ª Legislatura, de 1967 a 1970, ocasião em que assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Penha.
Arão Domingos da Costa, vereador durante a 4ª Legislatura, de 1970 a 1974, assumindo a presidência da casa. Em seguida, Arão foi eleito vice-prefeito e assumindo a prefeitura de Penha de 4 de fevereiro de 75 a 31 de janeiro de 1977, sucedendo o prefeito Eugênio Krause.
Cláudio Bersi de Souza foi vereador durante a 2ª Legislatura, de 1963 a 1967, e presidente do Legislativo Penhense. Escritor, publicou diversos livros sobre a história de Penha e região e é o compositor do hino do município – “Canto de amor à Penha”.
Lorival Jovino Francisco foi vereador por cinco mandatos consecutivos, de 1983 a 2004, por três vez foi presidente do Legislativo Penhense, sendo relator da Lei Orgânica Municipal, promulgada em 1990.
26ª Reunião Ordinária
Em função da solenidade, a pauta da 26ª Reunião Ordinária foi sucinta, com a leitura de algumas indicações e do relatório final da CPI que investiga as pendências do município com o INSS. Na ordem do dia foi votado e aprovado um requerimento do presidente Isac da Costa, solicitando o seu afastamento temporário até o dia 6 de agosto deste ano, por motivos de ordem pessoal.
Conforme previsto no Regimento Interno da casa, o Legislativo Penhense entra em recesso parlamentar até o dia 31 de julho. Com isso, a 27ª Reunião Ordinária será realizada no dia 6 de agosto.
Pauta da 26ª Reunião Ordinária
Autor: Victor Miranda/CVP
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais