Câmara presta homenagem a pessoas que fizeram parte da história do Legislativo Penhense

17 de julho de 2018

CVP 61/2018

Em seis décadas de emancipação política, muitas pessoas contribuíram com a história do município de Penha e com o parlamento penhense. Por isso, em reunião solene realizada na segunda-feira (16) no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, a Câmara de Vereadores prestou homenagem a cinco pessoas que fizeram parte da trajetória do Legislativo, ao longo de 15 legislaturas, em um evento que contou com a presença de diversas autoridades e convidados.

A ex-vereadora Ana Maria Amaro Eyng, o ex-presidente do Legislativo Penhense, Amadeu Cipriano Custódio (representado pelo seu neto, Jefferson Custódio), o ex-prefeito e ex-presidente da casa Arão Domingos da Costa (representado pela esposa Vitória da Costa), Cláudio Bersi de Souza, ex-presidente da casa, escritor e autor do hino do município, e Lorival Jovino Francisco, presidente da CVP em três oportunidades (representado por Marcelo dos Santos Junior) receberam uma placa em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade penhense.

Outro momento importante da solenidade foi a apresentação de um vídeo institucional produzido pela TV Câmara, que conta parte da história do município, emancipado do município de Itajaí em 19 de julho de 1958, e do Legislativo Penhense, instalado em 31 de janeiro de 1959.

A solenidade contou ainda com a participação especial do músico, saxofonista, Marcelo Rita, que executou o hino nacional e o hino do município, Canto de amor à Penha.

Para o presidente do Legislativo Penhense, Isac Hamilton da Costa (PR), a solenidade foi um momento muito especial e uma oportunidade de homenagear pessoas que têm muito valor para a cidade. “Honrar é reconhecer o valor. O que nós procuramos aqui foi reconhecer o valor destas pessoas para o nosso município. Todas estão de parabéns”, frisou Isac.

O prefeito Aquiles da Costa (MDB), que compôs a mesa durante a solenidade, usou a tribuna para parabenizar a iniciativa do Legislativo Penhense e reforçou o convite a toda a população para a programação que comemora os 60 anos do município. “Quero convidá-los todos para o dia 19. Nós temos uma programação extensa com o corte do bolo, ação global, teremos também o show nacional com a banda Rosas de Saron e diversas outras atrações, procurando agradar a todos os públicos e comemorar esse momento tão especial para a nossa cidade”, ressaltou.

Encerrada a solenidade, o presidente da casa, acompanhado pelo prefeito Aquiles, celebraram as seis décadas do município com o tradicional corte do bolo.

Homenageados

Ana Maria Amaro Eyng, vereadora na 10ª Legislatura, de 1997 a 2.000. Foi a primeira vez que o Legislativo Penhense teve a representação feminina. Na última legislatura do século XX, duas mulheres tomavam acento no Legislativo Penhense – juntamente com Ana Maria, também a senhora Maria Isabel Flores de Souza deixou a sua marca no parlamento municipal.

Amadeu Cipriano Custódio foi eleito vereador na 3ª Legislatura, de 1967 a 1970, ocasião em que assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Penha.

Arão Domingos da Costa, vereador durante a 4ª Legislatura, de 1970 a 1974, assumindo a presidência da casa. Em seguida, Arão foi eleito vice-prefeito e assumindo a prefeitura de Penha de 4 de fevereiro de 75 a 31 de janeiro de 1977, sucedendo o prefeito Eugênio Krause.

Cláudio Bersi de Souza foi vereador durante a 2ª Legislatura, de 1963 a 1967, e presidente do Legislativo Penhense. Escritor, publicou diversos livros sobre a história de Penha e região e é o compositor do hino do município – “Canto de amor à Penha”.

Lorival Jovino Francisco foi vereador por cinco mandatos consecutivos, de 1983 a 2004, por três vez foi presidente do Legislativo Penhense, sendo relator da Lei Orgânica Municipal, promulgada em 1990.

26ª Reunião Ordinária

Em função da solenidade, a pauta da 26ª Reunião Ordinária foi sucinta, com a leitura de algumas indicações e do relatório final da CPI que investiga as pendências do município com o INSS. Na ordem do dia foi votado e aprovado um requerimento do presidente Isac da Costa, solicitando o seu afastamento temporário até o dia 6 de agosto deste ano, por motivos de ordem pessoal.

Conforme previsto no Regimento Interno da casa, o Legislativo Penhense entra em recesso parlamentar até o dia 31 de julho. Com isso, a 27ª Reunião Ordinária será realizada no dia 6 de agosto.

Vídeo – 60 anos de Penha

Vídeo Reunião Solene