Sargento da Marinha recebe moção de aplausos do Legislativo

CVP 63/2021
Os vereadores penhenses concederam uma moção de aplausos a Patrício Laurino de Souza, promovido recentemente a 1º Sargento da Marinha do Brasil, atuando no gabinete do ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, vice-presidente do Superior Tribunal Militar (STM). O ministro veio pessoalmente acompanhar a homenagem ao seu assessor.
A aprovação da moção nº 10/2021, de autoria do vereador Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, ocorreu durante a 25ª Reunião Ordinária realizada na segunda-feira (12), com a presença de Patrício e seus familiares, além do próprio vice-presidente do STM e do Suboficial Mor Guilherme Alves de Souza Filho, da Capitania dos Portos de Itajaí.
Laurino sentiu-se muito feliz pelo reconhecimento do Legislativo de sua cidade natal, onde vive até hoje sua família. “É muito emocionante! O tenente Milton Fonseca [que dá nome ao Plenário da Câmara de Penha] eu conheci quando era criança e sempre me inspirei. Eu via ele de farda e queria ser militar também. É muito orgulho estar sendo homenageado aqui hoje. Só tenho a agradecer”, ressaltou o 1º Sargento da Marinha do Brasil.
O ministro Péricles Queiroz aproveitou o uso da tribuna para reconhecer o esforço e a trajetória do assessor de seu gabinete. “Quero parabenizar aqui o Sargento Laurino. Eu o conheci aqui através dos nossos amigos, dona Zeza e Pedro, empresários aqui do município. De imediato eu percebi que o currículo dele é riquíssimo, um homem dedicado aos seus estudos e à Marinha do Brasil. E naquela mesma noite fiz o convite a ele para que viesse integrar o meu gabinete de ministro civil do Superior Tribunal Militar [...], onde ele desempenha relevante serviço de assessoramento jurídico e é muito querido por todos”.
O ministro ainda ressaltou que o sargento Laurino recebeu a Ordem do Mérito do Judiciário Militar no ano passado e, em 2021, também foi contemplado com a Ordem do Mérito do Ministério Público Militar.
“Eu creio que essa homenagem é memorável e eu vou levar para o resto da minha vida. Laurino é filho da terra e mais do que merecedor desta homenagem”, destacou o Suboficial Guilherme.
Para o presidente da Câmara de Penha, Maurício Brockveld (MDB), a trajetória do oficial da Marinha é motivo de orgulho para o município. “É importante esta homenagem para mostrar para as pessoas que o esforço pode levar as pessoas a alcançarem o que buscam. A pessoa que estuda vai onde ela quer [...] É um prazer poder aprovar esta moção de aplausos em reconhecimento ao Sargento Laurino”, ressaltou.
Biografia
Nascido em 13 de setembro de 1982 em Itajaí, Patrício Laurino criou-se em Armação, no município de Penha, aprendeu as primeiras letras na Escola João Antônio Pinto (no bairro Olaria), estudou o ensino primário na Escola Raquel Figueiredo de Assis (Morro do Ouro) e conclui o ensino fundamental e médio no Colégio João Batista Paiva (Praia Grande). No ano de 2000 foi aprovado no concurso para Aprendiz-Marinheiro, seguindo carreira na Marinha do Brasil.
Em 2006 conclui o curso para Cabo com especialização em Eletrônica, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino, no Rio de Janeiro. Bacharel em Direito com pós-graduação em Direito Penal Militar e Processual Penal Militar na Universidade Cândido Mendes, Patrício também é licenciado em Turismo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Selecionado para participar de um programa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Turismo, fez um curso de Qualificação em Turismo, Hotelaria e Língua Estrangeira na Universidade de Alicante na Espanha.
Desde 2017 Laurino serve no Superior Tribunal Militar em Brasília, junto ao gabinete do Ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, atual vice-presidente do STM, sendo promovido a 1º Sargento no dia 11 de junho deste ano.
Vídeo da 25ª Reunião Ordinária
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais