09 de maio de 2024

CVP 39/2024

Aluna da EBM João Batista da Cruz assume a presidência

A Legislatura Mirim de 2024 iniciou com chave de ouro na tarde de quarta-feira (8), durante a reunião solene de posse dos jovens parlamentares eleitos pelas escolas penhenses no mês de março deste ano.

Após dois meses de capacitação, com visitas técnicas ao Fórum e Prefeitura de Penha, Seminário Regional de Iniciação do Vereador Mirim e dois encontros de formação, os estudantes foram empossados e realizaram a 1ª reunião ordinária mirim do ano, com a presença de familiares, professores, amigos e também alunos da Escola Básica Municipal Rubens João de Souza.

Na ocasião os vereadores mirins realizaram a eleição para Mesa Diretora. Por seis votos a cinco a chapa 2 foi eleita, tendo como presidente a aluna da EBM João Batista da Cruz, Lívia Porto, Geovana Turatti de Araújo (EEB Manoel Henrique de Assis) como vice-presidente, João Victor Celestino (EEB Antônio Rocha de Andrade) como 1º secretário e Bianca de Andrade (EBM João Antônio Pinto) como 2ª secretária.

Outro momento importante para os estudantes eleitos foi a oportunidade de fazerem o seu primeiro discurso oficial na tribuna, falando sobre como tem sido a experiência de participar do Programa Câmara Mirim, apresentando-se para a comunidade penhense e expondo suas ideias e projetos para a cidade.

“Uma área que quero atuar é na saúde e na educação, solicitando a contratação de mais profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos e psiquiatras. Eu sou autista e considero muito importante darmos a devida atenção para crianças assim como eu”, ressalta o vereador mirim Breno Valente Botelho, de 13 anos, que foi eleito pela EBM Rubens João de Souza.

A presidente mirim eleita agradeceu aos colegas pelo voto de confiança, sentindo-se orgulhosa pela grande conquista, que é a possibilidade de coordenar os trabalhos até dezembro deste ano. “Eu estou gostando muito de participar desse projeto e hoje tenho o orgulho de ter sido eleita pelos meus colegas como presidente da Câmara Mirim. Muito obrigada pela confiança”, afirma Lívia, que tem 11 anos e é aluna do 6º ano na Rede Municipal de Ensino.

A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Roberto Antônio Leite Junior (Podemos) que destacou a importância do Programa Câmara Mirim para a comunidade penhense e principalmente para a formação dos estudantes. “Fazemos questão de dar continuidade a esse projeto que é coordenado pelos servidores da casa. São quase dois mil alunos do Ensino Fundamental II que participam diretamente do processo de eleição dos vereadores mirins, promovendo a educação para a cidadania e vivenciando a democracia”, considera o chefe do Legislativo Municipal.

Conheça os vereadores mirins aqui.

Texto e fotos: Victor Miranda (jornalista MTB 5559/PR)

Fonte: Departamento de Comunicação CVP